segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DO CENSO 2010



O que é o censo? Para que serve? O que muda na vida de cada cidadão? São algumas das questões que surgem ao nos depararmos com as notícias que confirmam a realização do XII Censo Demográfico brasileiro a partir de agosto de 2010. Considerado pelo próprio IBGE (responsável pelas pesquisas) como o maior censo de todos os tempos, seus resultados apresentarão um retrato completo da população brasileira, trazendo a conhecimento as características socioeconômicas e, ao mesmo tempo, fornecendo informações que pautarão o planejamento público e privado nos próximos dez anos.
O censo pode revelar, além de características socioeconômicas, condições étnicas e culturais da população. A história revela fatos menos nobres ligados ao censo no mundo. Segundo o livro A IBM e o holocausto, a empresa estadunidense de tecnologia desenvolveu, no início do século XX, máquinas e softwares que permitiram aos nazistas identificar, por meio de recenseamentos na Alemanha, pessoas de origem judaica, facilitando o genocídio com notável precisão.

Por outro lado, a importância da pesquisa censitária está nas informações geradas após um recenseamento populacional por meio do qual os dados levantados tornam-se ferramentas indispensáveis para conhecer, por exemplo, os segmentos mais vulneráveis da população, as regiões marginalizadas e, pelo menos em teoria, ajudar a desenvolver políticas públicas que permitam melhorias na qualidade de vida das pessoas. A iniciativa privada tem interesse claro nos levantamentos censitários, pois possibilitam elaborar estratégias de marketing direcionadas ao poder aquisitivo da população, à sua idade, aos seus hábitos de consumo, entre outros dados obtidos. As informações coletadas servem como base aos governantes e responsáveis políticos na tomada de decisões sobre a legislação e para desenvolver e promover programas de combate à miséria, ao analfabetismo, à mortalidade infantil e à discriminação.

Para Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, 2010 - ano em que serão realizados censos em pelo menos 60 países - será marcado pela possibilidade de melhoria na governança de vários países por meio do acesso às informações de qualidade, que servirão como base para planejar políticas igualitárias para as gerações presentes e futuras.

O Brasil…

Segundo o IBGE, o Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do País, revelando o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, diagnosticará minuciosamente quem somos, quantos somos e como e onde vivemos. Para isso, o processo envolverá cerca de 240 mil pessoas em todo o País, desde responsáveis pelo levantamento de dados (pesquisas), pelo processamento, pela análise de informações, pela logística, até especialistas, entre outros; além da utilização de 220 mil computadores de mão equipados com receptores de GPS, garantindo informações fidedignas durante todo o processo. Os 5.565 municípios que compõem o território brasileiro terão aproximadamente 58 milhões de domicílios visitados pelos agentes recenseadores, que serão reconhecidos pelos seus coletes azuis e bonés com a logo do Censo 2010 do IBGE, além do crachá com identificação e número de matrícula do recenseador, que poderá ser confirmado no site oficial do Censo 2010.

Para que o Censo 2010 tenha o máximo de sucesso e, principalmente, represente a realidade brasileira, será necessária a participação de todos. Responder aos questionários - básico e de amostra - de maneira correta (e completa) é dever e direito de cada cidadão, garantindo a possibilidade de mudanças positivas na vida da população brasileira.

Lembre-se: com informações atualizadas e precisas, todos só terão a ganhar. Os governantes e a sociedade poderão agir com maior eficiência, planejando e avaliando melhor as necessidades socioeconômicas do País.

Fonte: http://blog.educacional.com.br/blog_geografia/a-importancia-do-censo-2010/

Nenhum comentário:

Postar um comentário