terça-feira, 31 de agosto de 2010

ATIVIDADE DE PESQUISA E REFLEXÃO I...

Meus caros alunos do 8º Ano A (CBG),

Com o intuito de despertá-los para algumas questões e não serem enganados pela mídia subversiva e globalizante é que esta atividade foi desenvolvida. Este material circulou pela Internet por um tempo. ANALISEM a imagem abaixo junto com o texto da "tradução" e, em seguida, FORMULEM comentários acerca desta publicação. FAÇAM comentários bem redigidos, pois serão avaliados. Vocês deverão utilizar a norma culta para a sua redação, NÃO utilizem linguagem de “msn”. ATENÇÃO quanto aos termos utilizados no seu texto. PESQUISEM sobre o assunto antes de redigir os comentários. PROCUREM também ler o texto original na imagem.

IMPORTANTE: Não copiem os comentários dos colegas que postaram primeiro.


Tradução:
Uma introdução à Geografia
Em uma seção ao norte da America do Sul, uma extensão de terra com mais de 3.000 milhas quadradas.
3.5-5 - A PRIMEIRA RESERVA INTERNACIONAL DA FLORESTA AMAZÔNICA
Desde meados dos anos 80 a mais importante floresta do mundo passou a ser responsabilidade dos Estados Unidos e das Nações Unidas. É chamada PRINFA (A PRIMEIRA RESERVA INTERNACIONAL DA FLORESTA AMAZÔNICA), e sua fundação se deu pelo fato de a Amazônia estar localizada na America do Sul, uma das regiões mais pobres do mundo e cercada por países irresponsáveis,cruéis e autoritários. Fazia parte de oito países diferentes e estranhos, os quais ,em sua maioria, são reinos da violência, do tráfego de drogas , da ignorância , e de um povo sem inteligência e primitivo.
A criação da PRINFA foi apoiada por todas as nações do G-23 e foi realmente uma missão especial para nosso país e um presente para o mundo todo, visto que a posse destas terras tão valiosas nas mãos de povos e países tão primitivos condenariam os pulmões do mundo ao desaparecimento e à total destruição em poucos anos.
Texto à direita da borboleta
Podemos considerar que esta área tem a maior biodiversidade do planeta, com uma grande quantidade de espécimes de todos os tipos de animais e vegetais. O valor desta área é incalculável, mas o planeta pode estar certo de que os Estados Unidos não permitirão que estes países Latino Americanos explorem e destruam esta verdadeira propriedade de toda a humanidade. PRINFA é como um parque internacional, com severas regras para exploração.


OBSERVAÇÃO: Os textos deverão ser postados até a data de 13/09/2010. Os textos que forem postados posterior a esta data, NÃO serão avaliados.

Bom Trabalho!




17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Filipe José 8ano

    Eu percebi que naquele tempo o Estados Unidos estava querendo tirar a floresta Amazônica do Brasil "se desfarçando " que era por causa que o Brasil está cercado de países perigosos e pobres mas em minha opinião ele só queria ficar com a floresta amazônica para os EUA então a PRINFA foi aprovada pelos países do G-23 para preservar o chamado "pulmao do planeta".

    ResponderExcluir
  3. Esli Augusto


    Eu entendi que lá eles falam que a floresta Amazônia é deles. Isso é um problema ? (Pergunta retórica).Sim é um problema. Porque ?

    Porque as crianças que vierem agora nos E.U.A acharão que a amazônia é deles. Mais uma vez isso prova que os E.U.A tem que estar no controle de tudo senão aparentemente se sentem inseguros. E ainda xingam aqui falando que é zona de guerra, ponto de tráfico. E tenho certeza ( Certeza ) que se a amazônia fosse deles não teria nem mais índio pra conta história. Mas por um certo lado estão certos nós não cuidamos bem, e eles; bom controlão o mundo quase todo então até entendo.

    ResponderExcluir
  4. Moçada, bom dia!

    Muito bem, estão começando a desenvolver um raciocínio crítico. Mas ainda estão longe do que lhes apresentei nesta atividade.

    Voltem à atividade e reflitam sobre a mesma e pesquisem.

    VocÊs pecisam desenvolver esta área.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião os Estados Unidos estão divulgando reportagens desse tipo para o mundo pensar que os paises subdesenvolvidos da América Latina não tem a capacidade de preservar a floresta amazônica.Como no mundo inteiro correm noticias de desmatamento na amazônia, eles querem aproveitar das riquezas naturais.
    Assim os EUA podem começar a se aproveitar dos recursos que a Amazônia oferece,porque, como eles querem que seja um patrimônio do mundo todo se els também não fazem isso com as riquezas do próprio país?

    ResponderExcluir
  6. Os EUA dizem que a Amazônia é deles. Mas como assim deles? Eles se aproveitam de tudo a floresta fornece: madeira, plantas medicinais, diversidade de plantas e animais etc. Milhares de grandes empresários (incluindo BRASILEIROS) retiram grande quantidade de madeira ilegalmente da Amazônia com a intuição de lucrar e reclamam que o Brasil não sabe cuidar dela. Em parte, concordo que o Brasil não cuida corretamente dela, mas precisamos tomar uma iniciativa para que casos como esse não se repitam.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião os EUA divulgaram essas reportagens para mostrar que os países da América do Sul são piores que eles e que não sabem administrar direito a floresta amazônica, aproveitando que estão acontecendo muitos desmatamentos nesta área. Além de mais uma vez se mostrarem superiores em relção a outros países. Utilizam essas desculpas como camuflagem para usufruir de nossos recursos.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião se o Brasil tivesse consciência que a mata amazônica é uma propriedade de grande importante para o mundo tudo, nos daríamos mais valor, porque na minha opinião as pessoas de hoje em dia tem tudo para dar melhor, mais não dão porque nunca caíram, ou seja nuca deixarão de ter, porque se nos ficássemos sem a MATA todos dariam mais importância depois, mais ai que esta o problema se acabar não tem como mais restaurar, se acabar acabo, agora o Estados Unidos quer tomar posse de uma coisa que Deus fez para nos brasileiros cuidar, porque se fosse para eles seria nas terras dele não na nossa, eu acho que o Brasil ainda tem chance e se nos cairmos na real nos conseguiremos.

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião o Estados Unidos esta querendo dizer que como a Amazônia e cercada por paises pobres e que não temos a capacidade de cuidar dela. Isso mostra também que Estados Unidos esta querendo mais uma vez mostrar que e superior ao Brasil.

    Sabemos que o Brasil faz fronteira com 10 paises (Colômbia, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Uruguai). Sabemos também que os Estados Unidos não pode e não deve simplesmente criar corporações e dizer que a floresta Amazônica esta em sua responsabilidade, o Brasil por fazer fronteira com muitos paises não consegue evitar que tenha transportação de materiais ilegais vindo de seus paises vizinhos, o mínimo que os estados unidos deve fazer é mandar pessoas qualificadas que ajudam a diminuir esse contrabando que vem ocorrendo.

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião EUA se acha a mais qualificada para tornar-se dona de uma floresta tao rica como a amazõnia. E tendo em vista que o Brasil nao mede esforços para preservar a floresta amazõnica e que infelismente cada dia mais e esplorada por outros paises que sabem explorar uma floresta de um alto nivel como a floresta amazõnica ,que cada dia mais vai se perdendo aos poucos e como o Brasil naum faz nada para mudar essa historia os EUA inventam reportagens como essa para mostrar que os brasileiros não teriam, supostamente, competência para administrar a região e preservá-la, nem para o Brasil, tampouco para o restante da humanidade;e tendo em vista que els sao mais qualificados para cuidar de um dos maiores berços da humanidade.O Brasil tem chançes de ser altamente qualificado para cuidar da floresta amazõnica basta querer acoradar e ver que temos previlegio de ter uma floresta tao rica como e amazõnia e que deviamos fazer de tudo pra preservar ela.Enquanto isso não ocorre EUA vai continuar publicando reportagens como essa.

    ResponderExcluir
  11. Arthur 8º Ano

    Na minha opinião os Estados Unidos acham que são os donos do mundo e e que os outros países o obedecem, mas não é assim, parte da Amazônia é do Brasil e de outros países, eu acho que deviam fazer algo contra.

    ResponderExcluir
  12. Pelo que eu entendi ninguém estava cuidando da floresta Amazônica. Fazendo assim com que a floresta se tornasse responsabilidade dos EUA e da Onu para preservação. E agora os Eua, se acha no direito de não deixar ninguém explorar a floresta, somente ele explorar, já que ninguém quis ter compromisso e preservar o lugar enquanto podia. Agora que a Floresta já tem "dono" e esta sendo preservada muitos vão querer apenas tirar proveito coisa que os EUA não vão permitir. Culpa também do paises da América Latina que não cuidou enquanto pode.

    ResponderExcluir
  13. Os Estados Unidos visualiza a amazonia como se fosse de sua posse, e não liga para os países que a compoem. Sendo assim o governo do Brasil e dos outros países deve tomar uma providencia para que os Estados Unidos não explore a amazonia para beneficio proprio. Mas para isso não acontecer os países que compoem a amazonia devem estar com um plano de governo(na questão ambiental) para que o beneficio que seria dos Estados Unidos passe a ser do Brasil e dos outro países.
    Mas isso tem que ser feito para melhorar a vidas das pessoas(na questão da saúde), e também para beneficiar os países onde se encontra a amazonia, sem que a amazonia seja prejudicada.

    ResponderExcluir
  14. Eles querem tornar a Amazônia um patrimônio mundial, por causa de sua riqueza natural.O maior objetivo é que os cientistas possam extrair da biodiversidade da Amazônia riquezas naturais, fazer experimentos que possam contribuir na produção de medicamentos em geral,mas eles não querem somente produzir antibioticos,e sim lucrar com isso. Os EUA alega que o Brasil além de não saber cuidar dela sabe explorar essa biodiversidade.
    brenda.

    ResponderExcluir
  15. Eu penso que o Brasil realmente não tem competencia alguma de cuidar da Amazônia,
    então eu acho mais do que certo os E.U.A tomarem essa atitute de criar o PRINFA pra ver se o Brasil acorda e tenta fazer algum tipo de parceria com outros países, afinal a Amazônia nao pertence apenas ao Brasil, pois os E.U.A são aproveitadores e concerteza vão acabar com a nossa flora pra ganhar dinheiro em cima disso.
    Esta ai , mais uma prova de que o Brasil não esta indo pra frente e que os E.U.A continuam dominando os outros paises.

    Rebecca Amaral

    ResponderExcluir
  16. Milu(Mirian Lucia)

    Todos nós sabemos que os Estados Unidos da America já é, infelizmente autoritário por ser desenvolvido, "bem" falado e é considerado como um país de primeiro mundo.
    O que o EUA quer, é explorar a amazona ser ser notado, enganar a população fazendo-a acreditar que está ajudando e preservando, sendo que por traz disso, de uma forma bem resumida irá ter corrupção, desvio, aproveito próprio etc.Como o território amazônico, a maior parte é brasileiro, de uma certa forma, esta reportagem mostra que nós não temos capacidade de fazer proveito do nosso próprio território, mas o povo brasileiro está ciente e há sim outras formas de evitar que o pior aconteça com a nossa economia e do nosso território que podemos muito bem tirar dele, proveito.

    ResponderExcluir
  17. Bom o que tenho pra dizer, primeiro eu concordo com a posicao dos Estados Unidos e parceria em tomar o comtrola da Amazonia, por que e um grande tesouro mundial, ex-tesouro brasileiro, e eu seria o primeiro a apoiar e comecar a acao.
    Os Estados Unidos tem fama de "controlador mundial", concordo, mas que e para o nosso bem que o nosso bem fique nas maos dele que seja, o Brasil naum tem capacidade para cuidar dos limites e do status de um territorio como esse, e algo muito grande que nao e possivel de se vijiar cada km, ele tenta, tentou mas nao tem ajuda, a parceria que contou nao ajudou em nada e piorou, os paises em torno deste local sao paises fracos, nem emergentes, subdesenvolvidos, naum tem capacidade de ajudar com nada, tem que cuidar de outras areas mais importantes para melhoria e desenvolvimento destes, entao sobra para o nosso que tambem nao pode gastar todo seu lucro em algo que nao e so sua responsabilidade, mas de boa parte. Entao a solucao do Mundo foi, vamos preservar esse tesouro, nao e culpa de ninguem, cada um tem seu modo de ajudar, sua capacidade (financeira tambem), entao acaba que realmente o Brasil "perdeu" a "guarda" de algo nosso, depois de ja termos sidos saqueados a muito tempo atras "1500", fomos violados e tomaram nosso espaco, mas isso nao foi pior, concerteza melhorara no futuro muita coisa no nosso pais, e no planeta, pois com o mundo ganancioso se outro pais nao colocasse um PONTO FINAL nessa historia, o Brasil nao colocaria e assim o tesouro "nacional", atual internacional, iria falir....
    Resumindo concordo com a posicao, foi um modo de imporem poder sobre os outros e mostrarem que existem REGRAS, que devem ser seguidas e naum ultrapassadas nem desrespeitadas, e algo paro o bem de todos nos, e que futuramente as digam que o patrimonio e estado unidense do que o patrimonio era brasileiro, mas este nao soube cuidar!

    ResponderExcluir