terça-feira, 24 de agosto de 2010

8º ANO A - TRABALHO DE CAMPO EM OURO PRETO

O trabalho de campo foi realizado neste mês de agosto de 2010 com a turma do 8º Ano A foi elaborado pelas disciplinas de Geografia e História do CBG em parceria com a empresa Acredite Turismo e Eventos. A disciplina de ciências pegou carona no trabalho e desenvolveu uma atividade relacionada às condições físicas dos alunos, onde eles mesmos, em trios, monitoraram a pulsação e a respiração em três momentos da excursão.
Quem não foi, perdeu um campo divertidíssimo, onde o pessoal da Acredite deu um show na enturmação com a galera do 8º Ano e na descrição de cada ponto do roteiro.

A seguir, estão algumas fotos desta atividade:



1ª parada na praça Tiradentes, em frente ao Museu dos Inconfidentes. Realizando atividade de Ciências e orientações dos guias.


Na área interna do santuário Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, os guias contaram aos alunos mais informações sobre esta igreja, de como os primeiros ocupantes desta terra chegaram em busca do ouro e sobre Marília de Dirceu, em um encenção com os alunos muito divertida.




Quando disserem que não existe nota de três reais pode acreditar, por enquanto, pois moeda de três reais já existe. Este exemplar se encontra em uma mostra permanente da Casa da Moeda do Brasil na Casa dos Contos em Ouro Preto, MG. Junto desta, uma moeda de quatro reais. É claro que são de edições comemorativas.


Na imagem acima, os alunos estão aprendendo mais sobre a igreja de São Francisco de Assis, considerada a obra-prima de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, em 1766, no estilo rococó.
Em todo trabalho sempre tem um que desmonta no retorno para BH. Veja a foto a seguir.

Valeu, 8º Ano!!! O trabalho foi muito bom. Aguardo os relatórios sobre esta atividade para a próxima aula. Até lá!

2 comentários:

  1. é professor foi muito bom aproveite o feriado um grande abraço tchau

    ResponderExcluir
  2. trabalho ai fessor:
    A Amazônia é a maior região florestal e hidrográfica do mundo. Ocupa grande parte hemisfério setentrional da América do Sul, correspondendo a parte brasileira a 42% do território nacional. Estende-se das margens do Oceano Atlântico no leste, até o sopé da Cordilheira dos Andes no oeste. Espalha-se pelas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, perfazendo mais de 6 milhões de km2. O vale amazonense é, ao sul, ainda abastecido pelos rios que descem do Planalto Central brasileiro e dos que vêm da região das Guianas ao norte, e pelos filetes de água gelada que se desprendem da "corcova andina", fazendo com que termine por assumir - como constatou o geólogo americano C.F. Marbut, que visitou-o em 1923 -, a forma de um leque, pelo qual escorre 1/5 da água doce do planeta. O ensaísta nortista Raymundo Moraes, por sua vez, considerou-o, ao vale, semelhante a um anfiteatro, o "anfiteatro amazonense".

    ResponderExcluir