terça-feira, 31 de agosto de 2010

ATIVIDADE DE PESQUISA E REFLEXÃO I...

Meus caros alunos do 8º Ano A (CBG),

Com o intuito de despertá-los para algumas questões e não serem enganados pela mídia subversiva e globalizante é que esta atividade foi desenvolvida. Este material circulou pela Internet por um tempo. ANALISEM a imagem abaixo junto com o texto da "tradução" e, em seguida, FORMULEM comentários acerca desta publicação. FAÇAM comentários bem redigidos, pois serão avaliados. Vocês deverão utilizar a norma culta para a sua redação, NÃO utilizem linguagem de “msn”. ATENÇÃO quanto aos termos utilizados no seu texto. PESQUISEM sobre o assunto antes de redigir os comentários. PROCUREM também ler o texto original na imagem.

IMPORTANTE: Não copiem os comentários dos colegas que postaram primeiro.


Tradução:
Uma introdução à Geografia
Em uma seção ao norte da America do Sul, uma extensão de terra com mais de 3.000 milhas quadradas.
3.5-5 - A PRIMEIRA RESERVA INTERNACIONAL DA FLORESTA AMAZÔNICA
Desde meados dos anos 80 a mais importante floresta do mundo passou a ser responsabilidade dos Estados Unidos e das Nações Unidas. É chamada PRINFA (A PRIMEIRA RESERVA INTERNACIONAL DA FLORESTA AMAZÔNICA), e sua fundação se deu pelo fato de a Amazônia estar localizada na America do Sul, uma das regiões mais pobres do mundo e cercada por países irresponsáveis,cruéis e autoritários. Fazia parte de oito países diferentes e estranhos, os quais ,em sua maioria, são reinos da violência, do tráfego de drogas , da ignorância , e de um povo sem inteligência e primitivo.
A criação da PRINFA foi apoiada por todas as nações do G-23 e foi realmente uma missão especial para nosso país e um presente para o mundo todo, visto que a posse destas terras tão valiosas nas mãos de povos e países tão primitivos condenariam os pulmões do mundo ao desaparecimento e à total destruição em poucos anos.
Texto à direita da borboleta
Podemos considerar que esta área tem a maior biodiversidade do planeta, com uma grande quantidade de espécimes de todos os tipos de animais e vegetais. O valor desta área é incalculável, mas o planeta pode estar certo de que os Estados Unidos não permitirão que estes países Latino Americanos explorem e destruam esta verdadeira propriedade de toda a humanidade. PRINFA é como um parque internacional, com severas regras para exploração.


OBSERVAÇÃO: Os textos deverão ser postados até a data de 13/09/2010. Os textos que forem postados posterior a esta data, NÃO serão avaliados.

Bom Trabalho!




CENSO E A INTERNET...


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Eleições 2010 - Parte II: Teste Político

Caríssimos,

Deixando de lado a fonte - manipuladora e parcial - achei bem interessante esse teste... Surpreendente, talvez! Mas fácil de identificar as falas...

É válido passar uns minutos respondendo-o... Vale, muito mais, a reflexão!!!
Saudações.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ELEIÇÕES 2010 - Parte I: É piada eleitoral gratuita...

Parece piada! Mas alguns candidatos estão abusando do humor ou da palhaçada nesta campanha eleitoral de 2010. Precisamos ficar atentos para eleger aqueles que vão nos representar, ou pelo menos deveriam.
Pires, Pires, Pires...

Lindolfo Pires é candidato a deputado estadual pelo DEM da Paraíba, ele lançou o um jingle utilizando a música “Beat It”, hit de 1982 de Michael Jackson.


Florentina de Jesus...Não sei se tu me amas, pra que tu me seduz?...

Já o candidato a Deputado Federal, Francisco Everardo, vulgo humorista Tiririca, também entrou nesta campanha eleitoral. Estamos perdidos!!!

Popó 1000, o Lutador...

O Ex-campeão mundial de boxe Acelino “Popó” Freitas, candidato a deputado federal pelo PRB da Bahia, seguiu o exemplo de Lindolfo Pires e apresentou como jingle de campanha o tema musical do filme “Rocky, o Lutador”. É brincadeira!!!

Precisamos nesta Eleição, votar muito consciente. Nosso voto é um grande instrumento para mudar o nosso país. E esta mudança começa com a gente. Vamos escolher os nosso candidatos de maneira bem criteriosa. Para isso, utilize os sites do Voto Consciente, Vote na Web, Cidade Democrática e Transparência Brasil, pois disponibilizam dados e informações preciosas para quem procura por candidatos capazes de oferecer mais do que risadas em troca do seu voto.
Tenha maturidade! Vote consciente!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

8º ANO A - TRABALHO DE CAMPO EM OURO PRETO

O trabalho de campo foi realizado neste mês de agosto de 2010 com a turma do 8º Ano A foi elaborado pelas disciplinas de Geografia e História do CBG em parceria com a empresa Acredite Turismo e Eventos. A disciplina de ciências pegou carona no trabalho e desenvolveu uma atividade relacionada às condições físicas dos alunos, onde eles mesmos, em trios, monitoraram a pulsação e a respiração em três momentos da excursão.
Quem não foi, perdeu um campo divertidíssimo, onde o pessoal da Acredite deu um show na enturmação com a galera do 8º Ano e na descrição de cada ponto do roteiro.

A seguir, estão algumas fotos desta atividade:



1ª parada na praça Tiradentes, em frente ao Museu dos Inconfidentes. Realizando atividade de Ciências e orientações dos guias.


Na área interna do santuário Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, os guias contaram aos alunos mais informações sobre esta igreja, de como os primeiros ocupantes desta terra chegaram em busca do ouro e sobre Marília de Dirceu, em um encenção com os alunos muito divertida.




Quando disserem que não existe nota de três reais pode acreditar, por enquanto, pois moeda de três reais já existe. Este exemplar se encontra em uma mostra permanente da Casa da Moeda do Brasil na Casa dos Contos em Ouro Preto, MG. Junto desta, uma moeda de quatro reais. É claro que são de edições comemorativas.


Na imagem acima, os alunos estão aprendendo mais sobre a igreja de São Francisco de Assis, considerada a obra-prima de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, em 1766, no estilo rococó.
Em todo trabalho sempre tem um que desmonta no retorno para BH. Veja a foto a seguir.

Valeu, 8º Ano!!! O trabalho foi muito bom. Aguardo os relatórios sobre esta atividade para a próxima aula. Até lá!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

UM HOMEM CAIU NO BURACO



Este vídeo trás uma reflexão para cada um de nós. Não é a religião que salva, mas somos salvos por um único Caminho que é pela cruz de Cristo Jesus.


Deus deseja ardentemente que todos os homens sejam salvos. Em I Timóteo 2:5 e 6 diz "que há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens. Jesus Cristo Homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo."


E o preço da redenção por todos foi preço de sangue (Mateus 27:6) e com este preço de sangue Cristo compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação (Apocalipse 5:9).


Alegre-se, pois somos D'Ele e para Ele. Nunca saberemos o real valor deste sangue precioso. Apenas precisamos aceitar o Amor que Deus tem por nós. Esta Graça que não merecemos, é favor imerecido.


Somente Jesus pode descer até ao fundo do poço para resgatar o perdido. Somente Ele pode nos salvar. Religião alguma, conhecimento algum, nenhum título pode nos salvar, nos redimir, nos trazer a verdadeira paz que há em Jesus.

Há alguns dias, li um texto na Internet muito interessante. Ele diz que ser cristão é muito louco:

Ser cristão é andar na contra mão do mundo. Porém, o mundo vicia, Cristo liberta. O mundo contamina, Cristo cura. O mundo é guerra, Jesus é a paz. O mundo é corrupto, Cristo purifica. O mundo acusa, Jesus perdoa. O mundo é ódio, Deus é amor. O mundo é depressão, Deus é alegria. O mundo é frágil, Deus é poder. O caminho do mundo é largo e leva pro abismo. O caminho de Deus é estreito, mas leva à vida eterna. Ser cristão é ser louco, quero ser o mais aloprado de todos.

Experimente Jesus! Beba da Água da Vida e seja um louco por Jesus.

Saudações.

UMA NOVA REGIONALIZAÇÃO PARA O NORDESTE

Na tradição da Geografia regional do Brasil, o Nordeste possui quatro unidades subregionais: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte (Transição para a Amazônia). Os nomes indicam que o critério utilizado na operação de regionalização sofreu forte influência da análise das características naturais, em especial as climato-botânicas, e das atividades econômicas históricas. Entretanto, nas últimas décadas, o Nordeste vem sofrendo os impactos do processo de globalização e conhecendo profundas transformações econômicas. Tais mudanças solicitam uma nova divisão subregional, capaz de captar o dinamismo recente e o caráter mais complexo e diferenciado de todo o espaço regional.

Diante do anacronismo da divisão tradicional, com base em dados e estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgãos do governo federal elaboraram uma nova divisão subregional. A proposta não deixou de levar em conta os critérios climato-botânicos, expressos pela permanência parcial dos nomes Mata, Agreste e Sertão. Mas ela acrescentou outros, como a subregião do Cerrado, e articulou também o “fator” hidrográfico, ressaltando o papel dos rios São Francisco e Parnaíba, que funcionam como elementos de identificação de espaços subregionais. O resultado são nove regiões geoeconômicas: Litoral-Mata, Pré-Amazônia, Parnaíba, Sertão Setentrional, Sertão Meridional, São Francisco, Agreste Oriental, Agreste Meridional e Cerrado.

O Litoral-Mata abrange áreas de todos os estados, numa faixa que engloba a “antiga” Zona da Mata mais o litoral setentrional do Nordeste. Ela compreende quase metade da população regional, é a mais importante das subregiões e gera quase dois terços do PIB nordestino. Nesta área localizam-se todas as capitais nordestinas, com exceção de Teresina, e também as maiores concentrações urbano-industriais – inclusive Salvador, Recife e Fortaleza, as três maiores regiões metropolitanas. O turismo é a atividade responsável pela atração de um número cada vez maior de pessoas e figura, ao lado de expressivos investimentos externos, como fonte do dinamismo econômico. A porção baiana do Litoral-Mata, onde estão o Pólo Petroquímico de Camaçari e o Distrito Industrial de Aratu, abriga quase 13% da população e gera mais de 20% do PIB regional.

A Pré-Amazônia se estende pela porção oeste do Maranhão e corresponde em grande parte ao “antigo” Meio-Norte. Ela abriga cerca de 6% da população e produz pouco mais de 3% do PIB regional. A baixa densidade econômica da área poderá ser dinamizada através da agricultura diversificada de grãos, fruticultura tropical (caju) e da recuperação e manutenção de pastagens. Há também possibilidades relacionadas à implantação de indústria florestal moderna e sustentável.

A subregião Parnaíba abrange áreas do Maranhão e o Piauí. É uma das menores sub-regiões, concentra 4,6% dos nordestinos e seu PIB equivale a pouco mais de 3% do total. O principal núcleo da área é Teresina, principal aglomeração urbano-industrial do interior nordestino.

O Sertão Setentrional é a mais extensa das subregiões, estendendo-se por áreas de todos os estados, à exceção do Maranhão, Bahia e Sergipe. É a segunda subregião mais populosa e gera o segundo maior PIB regional (8,3%). Existe na área uma clara distinção entre os “novos” e “velhos” Sertões. Os primeiros estão representados, por exemplo, pelas cidades cearenses de Sobral e Crato, onde se localizam modernas indústrias de calçados. Os segundos, pela agricultura e pecuária extensiva, atividades tradicionais do semi-árido.

O Sertão Meridional compreende apenas áreas da Bahia e Sergipe. A subregião concentra pouco menos de 6% da população e seu PIB não chega a 3% do total do Nordeste.

A subregião do São Francisco abrange áreas da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Abriga 4% da população e seu PIB equivale a 3,6% do total regional. Economicamente, é uma das subregiões com maior crescimento recente. A fruticultura irrigada de alto nível tecnológico tem nas cidades “gêmeas” de Juazeiro (BA) e, principalmente, Petrolina (PE) seus núcleos mais importantes. Pernambuco se tornou o segundo maior produtor de vinho do país.

O Agreste Oriental é a menor das subregiões, projetando-se por áreas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. É a terceira mais populosa e responsável por mais de 5% do PIB nordestino. Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), as “capitais do Agreste”, com suas indústrias têxteis e de calçados e centros avançados de pesquisas, destacam-se como os mais importantes núcleos urbanos.

Já o Agreste Meridional se estende por parte dos estados de Sergipe e Bahia. Na subregião se encontra quase 8% da população e seu PIB equivale a 5,7% do total regional. Nesta área, destacam-se as cidades baianas de Feira de Santana e Vitória da Conquista.

A subregião do Cerrado abrange áreas da Bahia, Maranhão e Piauí. É segunda maior em extensão, a menos populosa, e a que possui menor participação no PIB (2,8%). Paradoxalmente, apresenta os maiores ritmos de crescimento nos últimos anos. A expansão da cultura mecanizada de grãos, especialmente soja e milho, acompanhada pela criação de bovinos, decorre da ação de empresários rurais transferidos do Sul e do Sudeste. As cidades de Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia, Elizeu Martins, no Piauí, e Balsas, no Maranhão, são os pólos dessa área.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

DE ONDE VEM O LIXO QUE CHEGA À COSTA BRASILEIRA?

Lixo no lixo ou no mar?...

Um levantamento realizado pela ONG Global Garbage, instalada na Bahia em torno de 9 anos, mapeou de onde vem o lixo que se acumula na costa dos Coqueiros, um pequeno trecho litorâneo localizado ao norte do estado. O estudo concluiu que a maioria do lixo é trazida pela corrente Sul-Equatorial, que vem da costa africana e atravessa o oceano Atlântico até chegar em nosso país. Confira abaixo os países de origem e alguns dos ítens mais curiosos de toda essa sujeirada:

Fotos via: Global Garbage

Local de origem – Estados Unidos
Quantidade de resíduos coletados – 241 embalagens
Ítens curiosos – Supositório, gel para cabelo e chantilly

Local de origem – Itália
Quantidade de resíduos coletados- 151 embalagens
Ítens curiosos- Talco mentolado

Local de origem – África do Sul
Quantidade de resíduos coletados- 126 embalagens
Ítens curiosos – Limpa-vidros e milk shake em pó

Local de origem – Taiwan
Quantidade de resíduos coletados- 86 embalagens
Ítens curiosos – Feijão enlatado e silicone

Local de origem – Reino Unido
Quantidade de resíduos coletados- 91 embalagens
Itens estranhos – Limpa-forno e extrato de tomate

De onde vem o lixo – Argentina
Quantidade de resíduos coletados- 119 embalagens
Ítens curiosos – Espuma de barbear

Local de origem – Alemanha
Quantidade de resíduos coletados- 110 embalagens
Ítens curiosos – Cola em bastão, pincel atômico e chantilly

Fotos via: Global Garbage

Fonte: http://blog.ambientebrasil.com.br/?p=1871.

A maioria dos resíduos coletados, somente na costa dos Coqueiros, na Bahia, durante os anos de pesquisa vem de países desenvolvidos. Destaque para a maior nação consumista do planeta: os Estados Unidos.

Estudo realizado em parceria com British Antarctic Survey mostra que o lixo marinho já atinge áreas remotas da Antártida. Logo, logo teremos a "Marcha dos Pinguins" contra a poluição da Antártida.

Acredito que não devemos enfatizar somente a questão da conscientização ambiental, mas também criar condições de sensibilizar as diversas sociedades para o consumismo exarcebado e de, inclusive, necessidades desnecessárias. Acredito que a sociedade planetária totalmente sensibilizada, buscará consumir aquilo que realmente é necessário e trabalhará para que o desenvolvimento sustentável aconteça efetivamente.

Você acredita? Ou é pura utopia? Comente...

ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS ESTÁ ALTERANDO O OLFATO DOS PEIXES




À medida que os oceanos absorvem mais dióxido de carbono que estamos lançando na atmosfera, sua química está mudando e estão se tornando mais ácidos. Esta acidificação está causando muitos problemas, desde o branqueamento dos corais até a alteração das conchas dos crustáceos. E agora, pela primeira vez, os cientistas descobriram que ela está alterando o senso olfativo dos peixes.

Oceanos mais ácidos estão tornando mais difícil para os peixes a distinção de seus predadores pelo olfato. De acordo com o jornal Telegraph, biólogos marinhos notaram que em oceanos com níveis mais altos de CO2 os peixes não somente não conseguem sentir o cheiro dos predadores, como também às vezes são atraídos por ele.

Os peixes mais novos tendem a correr riscos maiores, como, por exemplo, nadar mais longe de seus abrigos e os biólogos temem que as populações de peixe comecem a declinar a medida que o oceano se torne mais ácido.

Fonte: http://blog.ambientebrasil.com.br/?p=2032

Rumores de Guerra...

Realmente Wall Street em crise precisa movimentar a sua roda financeira, e como eles controlam o sistema, a guerra é uma ótima saída!
As consequências de um ataque mais amplo por parte dos EUA, da OTAN e de Israel contra o Irã são de grande alcance. A guerra e a crise econômica estão intimamente relacionadas. A economia de guerra é financiada por Wall Street que, por sua vez, se ergue como credor da administração dos EUA. Por sua vez, “a luta pelo petróleo” no Oriente Médio e Ásia Central serve diretamente aos interesses dos gigantes do petróleo anglo-estadunidense. Os EUA e seus aliados estão “batendo os tambores da guerra” na altura de uma depressão econômica mundial, para não mencionar a catástrofe ambiental mais grave na história da humanidade. O artigo é de Michel Chossudovsky, diretor do Centro para Investigação sobre a Globalização.
Michel Chossudovsky - Global Research

Sites de navegação perigosa.


Evitem estes sites. O anúncio é do Google.

1º. 38zu.cn
2º. Googleanalytics.net
3º. Lousecn.cn
4º. Fqwerz.cn
5º. Goooogleadsence.biz
6º. 94.247.2.195
7º. Gumblar.cn
8º. D99q.cn
9º. Orgsite.info
10º. Martuz.cn

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

MUNDO RELEMBRA 65 ANOS DO BOMBARDEIO A HIROSHIMA E NAGASAKI

Em 06 de agosto de 1945, um bombardeiro B-29 da força aérea americana, batizado de Enola Gay, lançava a primeira bomba atômica da história sobre a cidade japonesa de Hiroshima. Apenas três dias depois, Nagasaki também seria atacada com outra bomba nuclear. O impacto foi destruidor nas duas cidades, varrendo prédios e casas do mapa, além de causar a morte de 140 mil pessoas em Hiroshima e de 80 mil em Nagasaki.

O mundo recorda neste mês, o 65º aniversário do ataque nuclear. Pela primeira vez, os Estados Unidos enviarão um representante para participar das homenagens em Hiroshima. No entanto, os aliados jamais pediram desculpas ao Japão pelo bombardeio que marcou a história das guerras.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TEMPESTADE SOLAR PODE AFETAR A TERRA EM 2013



Onda emitida pelo Sol pode causar destruição em massa de equipamentos eletrônicos – e levar a um caos tecnológico.

Tudo o que usa circuitos elétricos, de carros a computadores, queima no ato. Celulares e satélites pifam, os meios de transporte param, a rede de energia dá curto-circuito e logo começa a faltar água e comida. Esse cenário apocalíptico pode acontecer – e causado pelo Sol. Segundo cientistas da NASA e de outras instituições, que recentemente se reuniram em Washington para debater a questão, em 2013 o astro vai entrar num ciclo de alta atividade, o que aumenta a probabilidade de erupções solares. Essas erupções liberam muita energia. E, quando essa energia chega a Terra, provoca uma tempestade eletromagnética – que literalmente frita tudo o que tiver um circuito elétrico dentro. Seria um verdadeiro Dia do Juízo Final para os equipamentos eletrônicos. Os cientistas não sabem exatamente quando essa tempestade virá, ou qual sua força. Mas dizem que há motivo para preocupação.

O Sol está despertando de um sono profundo. E nossa sociedade é muito vulnerável a tempestade solares”, diz o físico Richard Fisher, da NASA. Elas já aconteceram antes. Em 1859, uma tempestade do tipo queimou as linhas do telégrafo da Europa e nos EUA. Hoje, o efeito seria muito pior. Um relatório assinado por cientistas de 17 universidades diz que a humanidade levaria até 10 anos para se recuperar de um grande evento do tipo. A solução é desligar tudo o que for elétrico antes da tempestade. Os EUA têm um satélite capaz de detectar a onda com um dia de antecedência – em tese, tempo suficiente para que as redes de energia do mundo sejam desconectadas.

Fonte: Extraído da Revista Superinteressante, Supernovas, página 18, Agosto/2010.

Notícia Apocalíptica


Apesar das consequências que podem acontecer decorrente a este evento solar, imagino que pode ser uma oportunidade para que grupos terrorista, como por exemplo a Al-Qaeda de Osama Bin Laden, aproveitem e criem o caos em algums nações, uma vez que as defesas nacionais estarão desligadas.

A IMPORTÂNCIA DO CENSO 2010



O que é o censo? Para que serve? O que muda na vida de cada cidadão? São algumas das questões que surgem ao nos depararmos com as notícias que confirmam a realização do XII Censo Demográfico brasileiro a partir de agosto de 2010. Considerado pelo próprio IBGE (responsável pelas pesquisas) como o maior censo de todos os tempos, seus resultados apresentarão um retrato completo da população brasileira, trazendo a conhecimento as características socioeconômicas e, ao mesmo tempo, fornecendo informações que pautarão o planejamento público e privado nos próximos dez anos.
O censo pode revelar, além de características socioeconômicas, condições étnicas e culturais da população. A história revela fatos menos nobres ligados ao censo no mundo. Segundo o livro A IBM e o holocausto, a empresa estadunidense de tecnologia desenvolveu, no início do século XX, máquinas e softwares que permitiram aos nazistas identificar, por meio de recenseamentos na Alemanha, pessoas de origem judaica, facilitando o genocídio com notável precisão.

Por outro lado, a importância da pesquisa censitária está nas informações geradas após um recenseamento populacional por meio do qual os dados levantados tornam-se ferramentas indispensáveis para conhecer, por exemplo, os segmentos mais vulneráveis da população, as regiões marginalizadas e, pelo menos em teoria, ajudar a desenvolver políticas públicas que permitam melhorias na qualidade de vida das pessoas. A iniciativa privada tem interesse claro nos levantamentos censitários, pois possibilitam elaborar estratégias de marketing direcionadas ao poder aquisitivo da população, à sua idade, aos seus hábitos de consumo, entre outros dados obtidos. As informações coletadas servem como base aos governantes e responsáveis políticos na tomada de decisões sobre a legislação e para desenvolver e promover programas de combate à miséria, ao analfabetismo, à mortalidade infantil e à discriminação.

Para Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, 2010 - ano em que serão realizados censos em pelo menos 60 países - será marcado pela possibilidade de melhoria na governança de vários países por meio do acesso às informações de qualidade, que servirão como base para planejar políticas igualitárias para as gerações presentes e futuras.

O Brasil…

Segundo o IBGE, o Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do País, revelando o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, diagnosticará minuciosamente quem somos, quantos somos e como e onde vivemos. Para isso, o processo envolverá cerca de 240 mil pessoas em todo o País, desde responsáveis pelo levantamento de dados (pesquisas), pelo processamento, pela análise de informações, pela logística, até especialistas, entre outros; além da utilização de 220 mil computadores de mão equipados com receptores de GPS, garantindo informações fidedignas durante todo o processo. Os 5.565 municípios que compõem o território brasileiro terão aproximadamente 58 milhões de domicílios visitados pelos agentes recenseadores, que serão reconhecidos pelos seus coletes azuis e bonés com a logo do Censo 2010 do IBGE, além do crachá com identificação e número de matrícula do recenseador, que poderá ser confirmado no site oficial do Censo 2010.

Para que o Censo 2010 tenha o máximo de sucesso e, principalmente, represente a realidade brasileira, será necessária a participação de todos. Responder aos questionários - básico e de amostra - de maneira correta (e completa) é dever e direito de cada cidadão, garantindo a possibilidade de mudanças positivas na vida da população brasileira.

Lembre-se: com informações atualizadas e precisas, todos só terão a ganhar. Os governantes e a sociedade poderão agir com maior eficiência, planejando e avaliando melhor as necessidades socioeconômicas do País.

Fonte: http://blog.educacional.com.br/blog_geografia/a-importancia-do-censo-2010/

domingo, 8 de agosto de 2010

DESAFIO...



Olá moçada!

Paz Gloriosa!


Os alunos do 6º Ano A toparam o desafio de se esforçar para conquistar na próxima avaliação da II Etapa de 2010, uma nota acima de 8,0 pontos. Será que o 6º B também topa o desafio???
É isso aí, galera! Não abra mão do direito de aprender!
Saudações!

domingo, 1 de agosto de 2010

Censo começa hoje a visitar 58 milhões de casas


A partir de hoje, 190 mil recenseadores começarão a traçar o perfil de um novo Brasil. O Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), traz novas perguntas que mapearão da quantidade de famílias formadas por pessoas do mesmo sexo ao número de domicílios com acesso à internet. Ao todo, serão 58 milhões de domicílios visitados até o dia 31 de outubro.
Por meio da pergunta que verifica o grau de parentesco das pessoas que moram sob o mesmo teto, a pesquisa permitirá saber, por exemplo, quantos adultos ainda moram com a mãe. Pela primeira vez também será conhecido o número de pessoas que residem em domicílios coletivos, como penitenciárias, orfanatos e asilos. Até o último censo, de 2000, essa população era agrupada sem diferenciação. A fatia de brasileiros que mora no exterior também será conhecida. Além disso, o censo permitirá saber onde essas pessoas viviam antes de deixar o País.
No censo de 2000, o IBGE contabilizou uma população de 169,8 milhões. Orçada em R$ 1,68 bilhão, os dados da pesquisa começarão a ser conhecidos já no final de novembro, quando os resultados serão apresentados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para definir o reparte de verba do Fundo de Participação dos Municípios.
O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, explicou que os técnicos do instituto dedicaram três anos de preparação para o trabalho. "O censo é uma fonte vital de preparação do País para a próxima década", afirma Nunes. "Ele vai registrar também as características do entorno dos domicílios e revelará a existência ou não de calçamento, iluminação pública e saneamento básico", explica. Os 8,5 milhões de quilômetros quadrados do Brasil foram divididos em 314 mil setores - cada um receberá a visita de um recenseador. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Extraído de MSN NOTÍCIAS, 01/08/2010.
Meu amigo,
Quando o recenseador do IBGE visitar a sua residência, declare a sua fê em Cristo dizendo que é evangélico.
Pela primeira vez o Censo será informatizado, sem aqueles extensos formulários de papel. O Censo poderá ser feito também pela internet, mas neste caso, deve-se esperar a visita do recenseador no domicílio para obter o código de acesso e realizar o preenchimento dos dados em até cinco dias.
Grande abraço.