quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Atividade II de Geografia - 8º Ano A CBG 2010 (Story of Stuff)

Annie Leonard explica como funciona o sistema linear do capitalismo, e como isso prejudica o planeta.

Meus Caros,

ASSISTAM ao vídeo até o fim e, em seguida, ANALISEM, REFLITAM e RESPONDAM as questões abaixo que devem servir de roteiro para elaborarem um texto dissertativo sobre o vídeo da guru ambiental Annie Leonard. NÃO RESPONDAM em forma de questionário. ASSISTA ao vídeo quantas vezes forem necessárias.

1 - EXPLIQUE como funciona o sistema linear 'Economia de Materiais: extração à produção, distribuição e disposição'.

2 - De acordo com o vídeo, POR QUÊ os produtos gerados por este sistema têm uma vida útil reduzida em relação ao que era produzido a 10, 20, 30, 50 anos atrás?

3 - QUAL o significado da "SETA" mostrada pela Annie durante o vídeo várias vezes?

4 - QUAL o papel da mídia neste sistema?

5 - QUAL é a consequência, por exemplo, de não atendermos aos apelos da mídia?

6 - QUAL a relação que Annie Leonard faz com a queda da 'felicidade nacional' dos Estados Unidos e com a questão desta sociedade possuir mais coisas (poder de consumo elevado)?

7 - Os EUA produzem em média por residência, 2 quilos de lixo por dia. O dobro do que era produzido a mais de 30 anos atrás. PESQUISE qual é a média de produção de lixo brasileira diária e qual é a média da geração de lixo em sua casa?

8 - O que é a Dioxina? Como ela é produzida? Como ela nos afeta? Sua produção pode ser reduzida/eliminada?

9 - Você concorda que o governo deve trabalhar para o povo e pelo povo?

10 - Considerações finais (escreva de 1 a 2 parágrafos que sintetizem ou reforcem a idéia do tema).

- NÃO se esqueçam de EXPLICAR e JUSTIFICAR cada questão em seu texto.

- Atividade INDIVIDUAL e valorizada.

- Os textos devem ser bem redigidos, pois serão avaliados. Vocês deverão utilizar a norma culta para elaborar a sua dissertação. NÃO utilizem linguagem "msn".

- FAÇAM um rascunho antes de postar. LEMBREM-SE do processo: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar.

IMPORTANTE: NÃO copiem o texto, trecho ou qualquer parte dos textos dos colegas que postaram primeiro.

OBSERVAÇÃO: Os textos dissertativos deverão ser postados até 05/10/2010, impreterivelmente. Os textos postados posterior a esta data, não serão avaliados.

Saudações.

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 1:9.

31 comentários:

  1. A globalização começou a se intensificar depois da 2ª Guerra Mundial e com ela o sistema linear, que predomina até hoje.Nele as pessoas extraem recursos das florestas, os transforma nas fábricas, colocando toxinas neles, transportam para o mercado, do mercado pra casa do consumidor, da casa do consumidor para o lixão.Mas as pessoas que extraem os recursos, não os extrai corretamente, eles extraem de qualquer jeito, esquecendo que o planeta tem rescursos limitados.

    O principal país consumidor é o Estados Unidos, que tem 3% da população mundial, mas consume 25% dos recursos extraídos, ou seja, o povo estado-unidense tem na sua cultura consumir muito.

    O sistema linear, que hoje é usado por raticamente todos os países do mundo, é basicamente assim:

    .As pessoas extraem os recursos extraídos, mandam para a fábrica, de lá para casa do consumidor, e da casa do consumidor para o lixão (se não ser inicinerado antes).

    Mas se incinerarem os restos para o incinerador antes de mandar para o lixão é pior, pois é de lá que é produzido uma substância tóxica que é a mais perigosa que existe para nós.

    Os governos se pudessem, concerteza fariam alguma coisa contra isso, mas hoje em dia as empresas acabam com o planeta e mandam nos governos, ou seja estão acima da lei. Mas se os governos se juntassem contra as empresas, eles poderiam impedir elas de continuar a desmatar as florestas desse jeito.

    ResponderExcluir
  2. A extração e muito agressiva, pois eles só retiram mais não repõem o que ele utilizou, então a floresta esta cada vez mais extinta. A distribuição esta péssima, pois esta só retirando de um lugar daí vai acabar bem mais rápida, pois irar ficar um vacu maior então não vai ter chance de ele plantar sozinho, pois não vão ter arvores por perto para quando bater um vento cair uma semente e ele reproduzirem. A disposição para ir retirar é a que mais tem, pois na hora de ir plantar novamente ninguém tem, pois é o que mais esta acabando com a floresta ninguém esta replantando, deste jeito não vai ter mais o que retirar.
    Porque eles estão colocando um produto que esta prejudicando a nossa saudade, mas esta conservando mais o produto, mas isto em minha opinião não tem necessidade porque exemplo: uma pessoa não demora a consumir uma caixinha de leite em um ano. Os produtos estão cada vez mais industrializados.
    A seta e representado como consumismo, ela é mais destacada porque é o que mais esta ocorrendo, cada vez mais nos está consumindo coisas que nem tem necessidade mais sempre arrumamos um jeito para irmos compra, isto é uma coisa que esta trazendo o tóxico, pois a cada vez que passa o produto vem com mais tóxico do que da última e assim vai aumentando.
    Mostra que tem muita coisa escondida, coisas que precisamos saber, pois tem muitas pessoas que esta praticando sem saber o motivo, o que esta prejudicando e muito mais.
    A conseqüência é que o planeta vai ficar poluído, mas não é qualquer poluição, é o tóxico mais forte que se pode ter, pois o que estas indústrias estão criando e soltando pelo ar, pela água é tóxico muito forte, mas também não é só o meio ambiente, é também nos, pois tudo isto que esta acontecendo nos vamos ter que pagar algum dia se não fizermos nada.
    Que com mais produtos a vendo as pessoas querem comprar coisa mais novas(o que esta na moda) então para que elas comprem tudo o que quer tem que trabalhar, com isto não sobra tem para que ela tenha lazer, isto diminui a felicidade, o prazer das pessoas.
    No Brasil cada pessoa consume em media 300 a 500 gramas de lixo pó dia, isto é uma coisa que nos devemos diminuir, pois estamos prejudicando-nos mesmo.
    Dioxina é um tóxico mais forte, que e produzido pelo reforço do tóxico comum, este tóxico pode se espalhar e nos afetar fatalmente.
    O governo tem a obrigação de trabalhar para o povo e pelo povo, pois foi o que ele falou quando estava sendo eleito, pois tudo o que é dito tem que ser cumprido, pois é a palavra dele.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O sistema Linear é composto de: governo/Impresarios, consumismo (produtos toxicos),e chegando assim ao consumidor .
    Nesse sistema, pelo o que as pessoas acham que deveriam ser, é um consumismo perfeito em que as pessoas são honestas e nada agride o meio ambiente, MENTIRA !
    O que realmente está acontecendo é que ele está sendo praticado e se desenvolvendo da forma errada. Por exemplo, uma grande industria de produtos tóxicos, está se desenvolvendo e contrata pessoas para trabalhar lá ( essas pessoas são provavelmente as que menos teriam escolha), com isso ela começa a se estender esses produtos toxicos agridem o mundo e agride também o meio ambiente, ou seja, a fabrica vai lucrar,as pessoas não vão melhorar de vida com isso, degradação do meio ambiente totalmente em caus e isso acaba chegando na casa de um consumidor .Estão oferecendo ao comércio um bom produto, sem pensar no mau que ele pode fazer, ou seja, todos são capitalistas.

    É assim que funciona o comercio. Nesse mundo onde temos pessoas corruptas na politica, sem carater, a única saida que poderia ajudar muito seria na minha opinião a globalização .

    A seta, provavelmente seria o comércio ou consumismo, que é mais abrangente e a base de tudo é ele.

    Dioxina é um tóxico mais forte, que e produzido pelo reforço do tóxico comum, este tóxico pode se espalhar e agredir a saúde das pessoas .
    O brasileiro já produz a mesma quantidade de lixo que um europeu. A melhoria do poder de compra dos brasileiros está fazendo com que a população do país gere cada vez mais lixo inorgânico, como embalagens, ao mesmo tempo em que a implantação de programas de coleta seletiva e os níveis de reciclagem não crescem na mesma medida.
    A média de geração de lixo no Brasil hoje é de 1,152 kg por habitante por dia, padrão próximo aos dos países da União Europeia, cuja média é de 1,2 kg por dia por habitante.

    o governo precisa de encarar os problemas e principalmente além de resolver os que já estão no mundo, impedir que venha outros, porque é sempre assim, os problemas aparecem eles arranjam uma solução e pronto.Não pode ser assim o governo tem que ter palavra e sabedoria para fornecer melhorias de vida para o povo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A extração dos recursos naturais representam o limite do mundo. Eles estão acabando; cerca de 1/3 dos recursos naturais do planeta foram consumidos. Isso devido á implementação de um sistema linear num planeta finito, num planeta único e com seus limites de exploração. O impacto dos atos de devastação da natureza atualmente é assustador, florestas perdem sua fauna e flora a todo o momento. O mundo é único.
    Como a mídia vem lançando produtos constantemente, para que o consumidor se sinta necessitado de comprar. O consumismo desenfreado tem atingido toda a população. Isso não acontecia antigamente, pela baixa de produtos fabricados naquela época.
    O papel da mídia, que é intimidar o consumidor, tem nos caído bem. Ao serem lançados, produtos, são comprados rapidamente por várias pessoas que se quer tem necessidade de usá-los. Hoje, pessoas fazem compras para se atualizarem, para se sentirem mais confiantes, mas não fazem idéia do que há por baixo de todo esse império econômico.
    A taxa de desperdício de matérias recicláveis e outros está bastante alta. O povo brasileiro se iguala aos europeus na quantidade de lixo gerado. A média gerada de lixo no Brasil hoje é de 1.152 quilos por habitante ao dia.
    A falta de instrução do governo para com o povo em relação ao desperdício é pouca. O governo deve sem dúvida trabalhar para o povo e pelo povo, pois essa é sua obrigação para conosco.
    A Dioxina é um gás composto que agride a natureza. Ele surge por causa de muitas indústrias e seus produtos, muitos são tóxicos. Isso o governo não fala, e o povo então não sabe.
    A ajuda deve ser continua. Uma pessoa faz toda diferença e o mundo não pode esperar. O consumismo desenfreado pode parar, pois cada pessoa fazendo as mudanças necessárias para salvar o mundo é algo grandioso. O shopping pode ser deixado de lado, os eletroeletrônicos antigos podem ser utilizados ainda, assim a Terra agradece.

    ResponderExcluir
  7. No planeta Terra temos vários tipos de recursos naturais como exemplo: as árvores que nos fornece uma ótima ajuda com os papeis mas os homens não sabem como os recursos naturais são de uma importância ajuda para a gente, pois temos que saber retirar e plantar cada vez mais.
    Mas essas pessoas precisam aprender a retirar a matéria-prima e ao mesmo tempo plantar árvores em outro lugar para que haja matéria-prima para as proximas gerações.
    Com essa matéia-prima conseguimos fazer o sistema linear que é quando retiramos a matéria-prima das florestas e levamos para a indústria onde eles montam o produto e levam para o comércio onde eles vendem e nós compramos e é isso que significa a seta dourada que é a compra dos produtos e depois que compramos as vezes o produto quebra ou as vezes não queremos mais e jogamos fora.
    A conclusão é que o sistema linear nos ajuda a perceber que as florestas estão sendo desmatadas, ou por causa do lixo o solo não é mais fértil, e isso demonstra que o nosso planeta vai acabar se matando em pouco tempo sem as flores os animais virão para a cidade em busca de um lar e comida, nos temos que mudar essa história quanto mais rápido melhor para gente.

    ResponderExcluir
  8. A utilização dos recursos naturais esta causando grande impacto no nosso mundo, pois as pessoas só querem consumir produtos novos e, então jogam fora os seus antigos produtos. Isso faz com que o mundo consuma muito e em alguns anos não teremos espaço para jogar fora tanto lixo. Se as pesssoas não atenderem aos apelos da mídia, ou seja, reutilizarem o que vão jogar fora, as pessoas terão que jogar o próprio lixo em sua casa.

    No mundo de hoje os produtos estão sendo criados com uma baixa qualidade, e com preços muito baixos, mas essas indústrias têm condições de criar os produtos com uma alta qualidade, mas preferem criar um que logo ira estragar e fará que o consumidor compre um novo de melhor qualidade e mais caro.

    A influencia da mídia hoje em todo mundo, tem gerado o desejo no consumidor de ter novos produtos lançados pelas grandes impressas. Hoje em dia quem não adquiriu esse produto lançado na mídia vai sendo “excluído da sociedade”.

    Os Estados Unidos estao consumindo 30% dp que é produzido no mundo, se todos outros paises consumissem o mesmo tanto precizariamos de criar outros planetas para viver.

    No mundo de hoje o uso de produtos químicos em alimentos tem sendo muito enteso. Um desses produtos e a Dioxina. Elas são encontradas bastante em alimentos levam de anos a séculos para degradarem-se e podem ser continuamente recicladas no meio-ambiente.


    No mundo de hoje estamos consumindo sem necessidade, e no futuro esse consumo sem necessidade vai causar serias conseqüências, por isso devemos consumir apenas o necessário e sempre reciclar.

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia em um mundo capitalista e consumista, estamos na era dos descartáveis e sempre podemos trocar nossas coisas por algo novo e jogar no lixo o que já está "velho" e "fora de moda". Mas isso infelizmente traz implicações catastróficas ao planeta.


    O capitalismo consumista se baseia em um sistema linear, um sistema falho, que as coisas começam em um ponto e terminam em outro, isso é uma característica não sustentável, além disso hoje os fabricantes de produtos diversos diminuem a vida útil dos mesmos, para que o consumo aumente, mas isto faz com que mais recursos naturais se esgotem. No vídeo Annie Leonard apresenta setas que indicam as fases que o produto passa até sua destruição, e há uma seta amarela que indica o consumismo esta seta liga o mercado(que simboliza as lojas em geral) a casa(que simboliza os consumidores e suas casas). No sistema linear a mídia tem um papel muito importante de fazer o consumidor pensar que o que ele tem está fora de uso e de que ele precisa de um melhor, e há uma grande consequência de não seguirmos as tendências, que é ser excluído socialmente, conhecido como fora de moda e passar vergonha.

    Nos últimos anos nos Estados Unidos ouve uma queda na felicidade nacional e ao mesmo tempo o consumismo teve um aumento significativo. Tudo isso devido as pessoas não passarem mais tempo com a família e amigos, ao invés disto as pessoas compram as coisas, para conseguirem a felicidade; trabalham, para pagarem o que compraram; e ao final do dia assistem à tv que fala para as pessoas comprarem mais, pelo contrário não serão felizes. Assim as pessoas nunca obtêm felicidade.

    No Brasil cada pessoa produz em média 500 gramas de lixo por dia, uma pequena quantidade comparada com os 2 quilos produzidos por cada norte-americano. em minha casa cada membro de minha família produz em média 0,35 quilos por dia. Há um serio problema devido a alta produção de lixo Estadounidense, porque uma grande parte desse lixo é queimada e nessa queima é gerado um gás altamente tóxico chamado Dioxina.

    O governo atualmente prioriza as grandes empresas e corporações que dominam grande parte da renda mundial, mas o governo deve parar de coloca-las em primeiro lugar e focar o povo, para trabalhar para e por ele.


    Basicamente vivemos em um sistema falho que devia buscar a sustentabilidade e usar o sistema circular, ao contrario do usado atualmente: O sistema linear. Também é preciso diminuir o consumo desregrado, e que as pessoas passem a aceitar as outras que não podem comprar um videogame de última geração nem um celular com tv.

    ResponderExcluir
  10. O sistema linear
    As pessoas pensam que o sistema linear é perfeito, mas, não sabem que no papel não mostra tudo o que é feito durante o processo de produção e, principalmente, que ele esta em crise.
    A má utilização dos recursos natural já esta trazendo grandes conseqüências para o planeta e, futuramente, trarão piores. Os países não se preocupam mais em preserva o mundo onde vivem, eles só se preocupam em ficar cada vez mais ricos. A sociedade esta aprendendo a descartar cada vez mais rápido, tudo isso só para a economia fluir cada vez mais rápido.
    O problema começa com o governo que deveria ser para o povo, mas não, ele prefere usar o dinheiro com as corporações, que não se preocupam em ajudar o meio ambiente e se preocupam somente em fazer coisas cada vez menos duráveis para o povo consumir.
    Enquanto os políticos, governantes e empresários se preocupam em ter muito dinheiro, se esquecem de que o planeta é finito. Outra coisa com a qual deveriam se preocupar mais é com a saúde das pessoas, principalmente, das que trabalham nas fabricas, elas absorvem muitas toxinas (dioxinas- essas são colocadas nos produtos para durarem menos e consumirmos mais).
    A seta dourada do sistema linear no papel é a coisa mais importante. Ela indica a entrada dos produtos na loja, para serem vendidos. A sociedade, assim, contribui para mais destruição. Quanto mais consumimos mais destruição.
    Ou seja, dos políticos, provavelmente, não conseguiremos nenhuma mudança para ajudar o meio ambiente, mas a sociedade pode fazer muito para amenizar essa situação, como reciclar e reutilizar, assim, aumentará o tempo de “vida” útil dos produtos e consumiríamos menos, dessa forma, o governo diminuiria a destruição. Isso depende de nós.
    Enfim, o sistema linear esta em crise, por não conseguir equilibrar a destruição com o consumismo e estamos contribuindo com isso, consumindo mais eles destroem mais. Podemos e devemos mudar isso.

    ResponderExcluir
  11. Vê-se que o sistema linear está em crise, as pessoas podem sentir isso na pele, enfim deve-se fazer algo para mudar esta situação ou então será perdida, a vida confortável de muitas pessoas.
    O sistema linear que é conhecido tem quatro fases: extração, produção, distribuição e disposição. Porém, há outras coisas fundamentais neste sistema, e uma delas é: gente.
    Na extração, são destruídas árvores, explodimos montanhas, para pegar os metais lá dentro, é pego toda a água e mortos todos os animais. Com essa rápida e desordenada extração, toda a capacidade do planeta, de ter gente aqui está sendo deteriorada.
    Na produção, é usada energia para misturar tóxicos com recursos naturais e assim, criar produtos tóxicos.
    Pessoas estão saindo de suas terras que foram vitimas da extração e indo para as grandes cidades trabalhar com produtos tóxicos e assim, deixando sua saúde de lado.
    Ainda na fase da produção, além desses tóxicos infectarem as pessoas que trabalham com ele e as pessoas que o usufruem, eles infectam também o ar. E em alguns países quando estes, já não agüentam mais sua própria poluição, eles transferem as suas indústrias para outros países, poluindo a terra dos outros. Mas, grande parte dessa poluição volta com ajuda das correntes de vento.
    Na distribuição, esses produtos cheios de tóxicos são vendidos o mais rápido possível. O objetivo é manter os preços baixos, as pessoas comprando e o inventário se movendo. E tudo isso gira em torno de externalizar os custos. Isso significa que o custo real de fabricar coisas não está capturado no preço, ou seja, não estamos pagando pelo que compramos. Outras pessoas que pagam com: perda da sua base de recursos naturais, com a perda de seu ar limpo, com o aumento dos índices de câncer, etc.
    Atualmente, os produtos tem menos vida útil e isso acontece pois, logo após a Segunda Guerra Mundial, as pessoas estavam procurando um jeito de melhorar a economia. Victor Lebow, um analista do varejo, articulou a solução, que se tornou a regra para todo o sistema. Ele disse: ‘‘ Nossa economia altamente produtiva, exige que façamos do consumo, nosso meio de vida, que devemos converter a compra e o uso desses bens em rituais, que busquemos nossa satisfação espiritual, a satisfação do nosso ego, em consumo. Precisamos ter coisas consumidas, queimadas, substituídas de modo mais e mais acelerado. ’’
    A mídia faz com que as pessoas comprem coisas que acabam rapidamente para que assim, as pessoas comprem novamente e assim vai...
    Isso é uma estratégia e se chama ‘‘obsolescência planejada’’. Há outra estratégia da mídia, a ‘‘obsolescência percebida’’, esta convence as pessoas a jogarem fora coisas totalmente úteis. A mídia muda o design das coisas. Então, se você comprou coisas há dois anos atrás, todos percebem que você não tem contribuído para o consumismo recentemente, já que a maneira pela qual demonstramos nosso valor é consumindo.
    Com essa explosão de consumo, a felicidade das pessoas vem caindo. Isso porque elas tem menos tempo para as coisas que realmente as fariam felizes: amigos, família, lazer. Estamos trabalhando mais do que nunca. E quando há tempo pra lazer, aproveitamos para assistir TV e fazer compras. E no final, o que acontece com o que é consumido? Esse lixo não poderia ficar na casa das pessoas então, coloca-se este lixo na rua e o lixeiro pega e leva para um aterro sanitário, que nada mais é do que um grande buraco no chão ou as vezes, primeiro o lixo é queimado um incendiador e aí jogado num aterro. Enfim, ambos poluem o ar, a terra, a água e principalmente, mudam o clima. Como na fase de produção, nesta fase, também são lançados no ar, tóxicos. É o caso da Dioxina, está é a substancia mais tóxica feita pelo homem. E só se poderia acabar com ela se fosse parada a queima de lixo. Ou seja, este sistema está em crise. Por todas as fases são encontrados limites. Mas, lembrem-se: em todos essas fases há pessoas trabalhando para organizar este sistema.


    Rebecca Amaral

    ResponderExcluir
  12. O sistema linear na teoria que o governo criou tudo é lindo, mas na verdade não é bem assim este sistema esta em crise pois as pessoas estão gastando tanto os recursos natirais que para suprir nossas necessidades precisariamos de 2 planetas ou mais.
    O esgotamento dos recursos naturais se da tambem por um fator essencial: estamos no mundo totalmente consumista que não pensa em suas ações, vão consumindo e jogando os produtos e os desprezando no meio abiente ,que por sua vez, não da conta de "digerir " tanto lixo produzido pela humanidade. O que nos faz consumir tanto assim? É o interesse dos grandes empresariose do governo que estão em jogo, eles criam produtos com muitos produtos toxicos para que estes produtos fiquem cada vez mais fragieis e estraguem rapido para novamente comprarmos mais e mais daqueles produtos.
    A seta no video faz referencia ao consumidor que sem perceber caem nessas "armadilhas".

    O que temos que fazer e nos conscientizar e tomar providencis para o que que ainda sobrou de para ser aproveitado, é o nosso lixo se possivel reutilizadao. Pois o planeta nos espera para que o salvemos da destruição que nos mesmos criamos para ele.

    ResponderExcluir
  13. O consumismo cresce a cada dia mais no mundo inteiro. Porém o que não sabemos é que ele afeta o planeta e consequentemente, à nós mesmos. Na maioria das vezes, consumimos produtos inúteis que no final, ficam de enfeite uo vão para o lixo, assim poluindo a natureza.
    Para que todos esse objetos sejam produzidos, eles passsam por várias fases, sendo elas: extração, produção e distribuição.
    A empresa extrai matéria-prima de países mais pobres. Como a empresa não está em seu próprio país, ela aproveita e extrai mais do necessário, devastando o país.
    O material que foi extraído é levado até as fábricas e daí, o produto começa a ser feito. Para que o produto seja feito, muitos gases (inclusive tóxicos) são lançados no ar, poluindo o ar e afetando nossa saúde.
    O produto já foi feito, agora é distribuído para consumo. Normalmente o produto não é vendido só no país em que foi criado, ele é exportado para outros países. Para que isso aconteça, muito combustível é queimado.
    Mas não há como acabar com esse vício, pois a população já se acostumou com o consumismo. Não há como deter a poluição, mas há como fazer com que ela não cresça mais e diminue.
    A população tem que se conscientizar de que se a poluição continuar desse jeito, a vida será extinta do mundo.

    ResponderExcluir
  14. O mundo não está sabendo utilizar os recursos naturais de uma forma sustentável. O povo está acabando com o próprio planeta, sempre tentando levar vantagens, mesmo que isso custe poluir o ambiente, matar animais, acabar com pessoas. E isso tudo para garantir o bem estar próprio e continuar sempre consumindo, cada vez mais, o necessário e o desnecessário.

    O sistema linear funciona de uma forma muito prejudicial para o meio ambiente e para muitas pessoas. Inicialmente, na extração de materiais para a produção, o ambiente é desmatado, animais morrem e tudo é destruído. Após isso, ocorre à produção, a transformação da matéria prima. Com essa transformação, vários tóxicos são lançados no ar, no ambiente e nos próprios produtos como nos alimentos, na forma de conservantes e outros produtos que prejudicam a saúde, tanto do consumidor quanto das pessoas que trabalharam no processo da produção dos produtos. E esse caminho leva à distribuição. Na distribuição, todos os produtos estão prontos para o consumo. È nessa parte do sistema que a mídia tem o importante papel de influenciar as pessoas, a sempre consumir. E ela sempre determina as modas e estilos. Não seguir o que a mídia mostra significa ser ridicularizado, considerado fora de moda, já que o que a mídia mostra sempre é considerada "a perfeição". Então, as pessoas para evitarem passar vergonha, sempre consomem cada vez mais, assim sempre existindo e incentivando a seta do consumismo. Se comprarem, as pessoas têm que trabalhar para pagar os produtos; novamente recebem as críticas da mídia e voltam a consumir formando, assim, um ciclo vicioso. Sempre nesse ritmo, as pessoas perdem o tempo de lazer, ou seja, a felicidade.

    Com esse consumismo todo, a maioria das coisas acabam indo para o lixo. Cada habitante brasileiro joga fora cerca de 1,15k de lixo por dia! Como os produtos têm uma vida útil reduzida, tudo praticamente vai para o lixo. E isso acontece porque não é interessante para um sistema capitalista produtos que durem muito.

    Já que tudo o que compramos vai para o lixo, aqueles tóxicos que estavam nos produtos são liberados e formam muitas vezes substâncias piores. Um deles é a dioxina, que é um tóxico muito perigoso criado pelo homem. Esse tóxico pode sumir, mas isso ocorrerá se o governo tomar consciência dos estragos e agir enquanto há tempo.
    Então uma solução para um mundo melhor, sem poluição e mais feliz é: ter uma consciência ao consumir, como consumir, reciclar sempre e acima de tudo, ter uma vida centrada em Deus assim o mundo será transformado completamente, mudando a nossa forma de pensar e agir quanto o nosso planeta.

    ResponderExcluir
  15. sistema linear e o processo que extrai o “bruto “do meio ambiente para melhorar a vida do ser humano.O funcionamento e igual com todos os produtos extraídos, extraem, desmatam o meio ambiente, polui alem de acabar com vários habitat natural.
    Os produtos de hoje fazem mais mal a saúde porque naquela época eles aplicavam poucos conservantes e produtos tóxicos em relação à hoje em dia.
    A seta mostrada no vídeo é a passada de um processo transformativo do produto natural para o produto conservado ou industrializado.
    O objetivo deste vídeo é mostrar para os consumidores ou consumistas o que acontece com o produto utilizado qual é o processo para que eles reflitam.
    Ver o vídeo varias vezes forma um bom entendimento e a reflexão.
    O consumo leva as pessoas a pensaram como se estivesse entrando para um grupo social e o consumismo leva a sociedade a pensar assim as propagandas levam a também pensar assim.
    Cada brasileiro gera cerca de 800 gramas de lixo por dia. Nos EUA, cada habitante gera cerca de 2kg de lixo por dia. O lixo anual de uma pessoa: 90 latas de bebidas, 2 árvores gastas com papel, 107 garrafas ou frascos, 70 latas de alimentos, 45kg de plástico, 10 vezes seu próprio peso em refugo doméstico. Em 24 horas, o Brasil produz 240.000 toneladas de lixo.
    A dioxina é um elemento tóxico que é solto no ar e que afeta a camada de ozônio e solta durante a transformação do produto.
    O governo tem que trabalhar pelo e para o povo os impostos são altos, também porque a situação já esta critica e na hora de fazer propostas absurdas todo mundo faz .
    O governo deve pensar como agir perante ao processo de industrialização dos produtos e também pensar a diminuição de poluentes no ar para que não prejudique a amada de ozônio .Mas também a sociedade pensar como consumir só o que deve pensando nas gerações seguintes.

    ResponderExcluir
  16. Uma coisa pode acontecer se as pessoas não fizerem nada a respeito dos recursos naturais. A cidade esta ficando cada vez mais poluída, esta acabando as florestas naturais. Você sabe quantos por centos existem de floresta natural? Então, existem somente 4% de floresta natural nos Estados Unidos e morre em torno de 200, 000 mil na floresta Amazônica.

    Recentemente a mãe-natureza está começando a cobrar mais da sociedade, pois a sociedade esta somente usufruindo, pois na hora de replantar, de floresta para quando ir utilizar mais da natureza, vai ter, porque é só utilizar o que ele plantou.

    Com muito a poluição na cidade esta agredindo o ar, as águas, o meio ambiente e muito mais, mas o que eles não estão entendendo e que no futuro vai agredir são eles mesmos

    Se a sociedade não parar de só produzir lixos e tóxicos o planeta vai se prejudicado e tudo ira acabar.

    ResponderExcluir
  17. Os países estão explorando muito seus recursos naturais de maneira indevida. Para explorar os minérios, estão degradando toda a natureza. Tudo isso para produzir produtos em uma sociedade consumista. Esses produtos são mandados para lojas onde ficam a disposição de quem quiser comprá-los. Pessoas consumistas os compram, porém, como elas tem que "andar na moda" e não tem tempo de utilizá-los, estes produtos são descartados. Sendo descartados, ou eles são enterrados ou incinerados. Com isso, eles poluem o ambiente, principalmente com seus componentes tóxicos. Esse é o famoso SISTEMA LINEAR.
    Este sistema faz com que os produtos produzidos tenham uma vida útil reduzida, já que a mídia impõe uma moda para ser seguida, e quem não a segue é ridicularizado e excluído. Essa moda tem sempre novos produtos fazendo com que o "velho" seja descartado e substituído por um "novo". Os americanos não tem muito tempo para usufruir dos produtos comprados, pois trabalham muito e quando chegam em casa, ligam a televisão e veem propagandas, o que os fazem comprar mais e nunca tem tempo para o que realmente importa e traz a felicidade: família, amigos e lazer.
    Ao invés de incentivar e ajudar o povo a superar o consumismo ou consumir menos, o governo protege aos grandes empresários e às cooperativas, dando mais força ao consumo excessivo e ajudando a destruir o planeta.
    Tudo isso é fundamental para a economia mundial, porém causa grande transtorno na natureza. Os líderes mundiais tem que se conscientizar para combinar o consumo com o desenvolvimento sustentável. Só assim o planeta terá alguma chance de sobrevivência.

    ResponderExcluir
  18. Efeito estufa, um grande problema mundial

    Da natureza para as empresas, das empresas para o comercio, do comercio para nossa casa este é um sistema linear basico que na qual não vemos nenhum problema, mas na realidade não é bem assim, este sistema na verdade pula varias etapas, como por exemplo na hora de buscar recursos na natureza eles começam a poluir e destruir o meio ambiente sem se preocupar com o que pode acontecer futuramente.
    Os produtos fabricados atualmente tem pouco durabilidade com parado aos produtos de antigamente, isso acontece porque esse sitema enche os produtos de toxinas fazendo-os durar muito pouco.

    Mas o sistema só acontece por causa do coração dele que é o comércio, sem o comércio nada disso iria acontecer. O comércio é jogado na midea por forma de propagandas assim aumenta o numero de vendas que aumenta os lucros, a midia é importante para questão comercial pois faz crescer a economia com as vendas.

    Más tbem podemos usar a mídia na preservação do meio do meio ambiente se também usarmos a mídia na conscientizasão das pessoas estaremos salvando nosso planeta do efeito estufa.


    O grande consumo elevado faz com que as indústrias fabriquem mais, mas também poluam mais ou seja analisando consumir é o mesmo que poluir.

    Temos consumidos produtos contaminados e destas contaminaçoes podemos destacar a dioxinia, este é um dos mais tóxicos compostos químicos produzidos pelo homem. As dioxinas são produtos indesejados de muitos processos industriais que envolvem reações com cloro, tais como preparação de pesticidas, indústria polimérica, indústria têxtil, branquemento de papéis, entre outros, além de ser produzido na incineração do lixo químico.A ideia é eliminar gradativamente as dioxinas do meio ambiente .

    Nesta questão ambiental devemos trabalhar juntos a trabalhar lado a lado povo e governo para salvar o meio ambiente.


    Todos somos culpados pelo efeito estufa, devemos nos unir, particpar, tomar decisoes da sociedade em benificio de um planeta melhor e mais justo para todos, pois se todo nos colaborarmos poderíamos ter um planeta mais limpo e bonito.

    By: Larissa Isabella.

    ResponderExcluir
  19. Esse é o texto da Gabriela liberal

    A poluição esta prejudica todos os seres humanos e ,com o consumo,a poluição só aumenta.Mas quem esta pagando? Todos vocês estão pagando.só a reciclagem não adianta , vocês tem que fazer mais ,não consumir o desnecessário. Com isso a empresas só aumenta a produção das coisas e a poluição.vocês tem que consumir o necessário.
    O governo não ajuda em nada só esta pegando dinheiro de vocês.
    Todos os produtos vem com (produtos)tóxico, eles entra e tóxico e sai pior que entrou na fabrica ,o tempo de validade e de pouco tempo só pra ter mais consumo ,poluição e dinheiro .

    Gabriela ribeiro liberal

    ResponderExcluir
  20. Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.

    A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.

    Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.

    O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. As pessoas têm cada vez mais deixado de se importa com as conseqüência que o consumismo desenfreado delas tem trago para o planeta terra. Conseqüências essas que são causadas pela extração exagerada dos recursos naturais, tudo pra suprir “necessidades” (que muitas vezes não são necessárias) de um consumidor.
    Todo esse consumismo das pessoas vem cada vez mais aumentando graças à ajuda que as indústrias têm da mídia. Que a cada dia que passa tem divulgado os produtos dessas indústrias com mais intensidade, afinal com o passar dos anos novo e novos produtos são lançados no mercado.
    O mais correto seria que a mídia enfatizasse a resiglagem, o reflorestamento com mais ênfase do que é dada para os produtos dessas indústrias, Ate porque essas seriam soluções para os problemas que essas indústrias causam para o planeta. A mídia tem de uma maneira muito pequena, falado sobre esses problemas, mais o pouco que é falado já serve de exemplo para algumas pessoas graças a Deus, pois se medidas drásticas não forem tomadas o nosso planeta se destruirá assim como já esta sendo destruído.
    Bom as pessoas tem comprado para suprir necessidades que a que a sociedade junto com a mídia tem imposto para esses, muitas pessoas se sentem ate infelizes por não terem condição de adquirirem tais produtos.Só que muitas vezes enquanto algumas pessoas se sentem infelizes por terem outra se sentem por terem e outras também por terem feito parte da produção do mesmo,por que?Porque muitas vezes pessoas adquirem produtos de propaganda enganosa ou que só não teve o resultado desejado, ou que só depois que a pessoa comprou, ela viu que não precisava daquilo; outras se prejudicam trabalhando com produtos tóxicos por necessidade outro motivo que tem trago a infelicidade de tantas pessoas.
    A população brasileira não tem se preocupado com a produção de lixo e esse numero tem aumentando cada vez mais, a maioria das pessoas não se preocupam em reciclar ,por isso o Brasil tem se igualado a Europa na produção de lixo,o Brasil tem produzido por dia um numero equivalente a 1,5 k por dia esse numero é que vale a cada pessoa.
    Uma grande parcela da culpa do que esta acontecendo é do governo que em vez de cumprir suas propostas em relação ao povo, e tem priorizado o investimento nas corporações.
    Todo o nosso planeta tem sido destruído de uma maneira muito grande afetando todas as pessoas nas áreas de saúde, bem estar entre outros.
    Todos esses processos podem ser mudados se as pessoas numa maneira geral tomarem uma postura meio que ecológica. Se preocupando com a água potável que esta se esgotando, com as florestas que estão sendo desmatadas e com os animais que graças a esses dois fatores, estão morrendo por falta de moradia e falta de água.

    ResponderExcluir
  23. Gasto excessivo inadequado. Como podemos resumir isso? Em apenas uma só palavra CONSUMISMO. Não estou dizendo que temos de parar de comprar, sem consumir nessa geração, não sobrevivemos. Estou dizendo que podemos reduzir!

    O sistema linear (a extração de recursos á produção de novos produtos e o consumo para descartar, ou seja, jogar fora) é um dos inimigos número um do mundo pois ele destrói o planeta para sustentar a demanda de consumismo populacional da atualidade.
    Os produtos tem se tornado cada vez mais “frágeis”, ou talvez nem frágeis, mas desejamos algo a mais, e nunca estamos satisfeitos. E o que acontece? Compramos algo desnecessário, ou necessário, mas somente ao ponto de um pouco melhor do que o antigo. Nunca compramos por necessidade extrema, mas sim por que amigos e parentes tem, vizinhos e artistas tem! E isso nos coloca num ciclo de trabalhar, para ganhar dinheiro, chegar em casa e se “distrair” assistindo TV, e ir comprar o novo produto do comercial, que te coloca num estado de CONSUMISMO INPENSÁVEL. Os produtos se tornaram facilmente descartáveis, são criados para serem jogados fora, e nunca para durarem mais que 2 anos, e mesmo que durem já estarão desatualizados, e será obrigado a comprar algo novo e “melhor”.

    No vídeo a seta mostrada representa o CONSUMISMO! E ela mostra um ciclo, ou seja, algo que nunca para, e sempre esta em movimento! Nós compramos produtos que estão na “moda” e às vezes nem utilizamos ou não “combinamos” com eles e então descartamos. E quando descartamos o lixo vai para aterros, ou é queimado e mesmo assim ele não desaparece. Então pensando por um lado, COMPRAMOS PARA DESCARTAR! E DESCARTAMOS PARA COMPRAR! Mais e mais, e nunca paramos, como um ciclo. E se não compramos mais, sentimos vergonha pois a mídia mostra que quem não usa, é inútil na sociedade, e não merece um lugar nela. Por isso compramos instantaneamente e obsessivamente.

    A felicidade nacional tem caído, nos E.U.A isso já é demonstrado, pessoas se prendem nesse ciclo, e acabam deixando de lado as coisas boas da vida, como diversa, lazer etc.
    E elas acostumadas e enganadas pela mídia se tornando escravos, pensam que a felicidade esta quando compramos algo, ou quando estamos assistindo TV e atualizando sua vida no FACEBOOK e TWITTER. Mas não, elas não percebem que isto tudo é uma mentira, que estão sendo iludidas, por coisas INEXISTENTES. Pois a TV nunca irá representar um momento aconchegante com sua família, ou uma saída a noite para uma festa.

    Atualmente a média de geração de lixo no Brasil é de 1,152 kg por habitante por dia, padrão próximo aos dos países da União Europeia, cuja média é de 1,2 kg por dia por habitante. Ou seja não estamos muito longe de países, extremamente consumistas.
    Em casa produzimos cerca 4 kilos de lixo todos dia, o que equivale a 1460 kilos ao ano!
    Até nós mesmos produzimos Dioxina, pois produzimos o lixo e quando queimado ou seja de que forma “eliminado” ele produz Dioxina e quem produziu o lixo? NÓS! E quem será prejudicado? NÓS! Resumindo por nossa causa a Dioxina que é a substância mais tóxica já criada pelo ser humano é liberada todos os dias em todo o mundo.
    E ainda me pergunta se o governo deve trabalhar para o povo e pelo povo? CLARO QUE NÃO! Nós devemos nos sustentar e tentar melhorar, e o governo também, ele pode até nos ajudar, mas não excessivamente, nós devemos trabalhar para nós mesmos e por nós mesmos, o governo tem de fazer a parte dele, não a nossa!

    Pra mim o sistema linear é algo que nunca impediremos o mesmo da Dioxina que também nunca eliminaremos, e sempre teremos entre nós. Reciclagem ajuda, sim mas não ao suficiente e de que adianta reciclarmos se na casa ao lado, o vizinho nem liga para a próxima geração, já é velho sem filhos, e sem esposa mas gasta excessivamente o tanto de lixo que uma casa com duas ou mais pessoas gastaria. Nem reciclando mudaríamos 0,0001% do mundo até a nossa morte. A solução é utilizar ao máximo, até que não dê mais, por que se todos agissem assim, não teríamos de comprar algo novo por que o outro tem, pois ele não teria...

    ResponderExcluir
  24. Júlia Rodrigues

    Atualmente, as pessoas não estão usadas os recursos naturais de forma agradável para o meio ambiente. Os homens estão destruindo o planeta que ele vive, para que ele possa viver de uma forma confortável, e consumindo produtos desnecessários para sua sobrevivência.
    Existe todo um processo do consumismo, chamado Sistema Linear, este sistema está dividido em quatro partes: Exploração, exportação, distribuição e quando compramos os produtos. Antigamente, quando o mundo estava sofrendo por uma crise econômica, um homem, chamado Victor, reduziu a utilidade dos produtos, para que as pessoas pudessem comprar cada vez mais e aumentar a economia.
    A ‘’ seta ‘’ mostrada no vídeo, significa o consumismo. Depois que o produto está feito, as pessoas precisam comprá-los, para os inventores se enriquecerem. O que, também, ajuda muito as pessoas comprarem os produtos são as propagandas, a mídia. Nelas falam como você esta fora de moda se você não tiver o ‘tal’ produto.
    Também, podemos falar que, houve uma queda da felicidade nacional pois nós estamos sempre muito ocupados, e quando temos um tempo livre, nós usamos ele para fazer compras ou ver televisão, ou mexer no computador. E com isso, não temos tempo para o nosso lazer, como sair com os amigos, se divertir com a família, entre outros.
    O Brasil tem produzido por dia um numero equivalente a 1,5 k por dia esse numero é que vale a cada pessoa. Dioxina é um composto orgânico, heterocíclico, antiaromático, ela é produzida através da por cicloadição.
    Todos sabemos que é impossível acabar com o consumismo, e que nós precisamos dele para sobreviver, então nós devemos diminuir o nosso consumo, comprar somente o básico. Ninguém precisa de 5 pares de tênis... Outra coisa que devemos fazer é a reciclagem, mas também pode ser bem difícil, já que alguns produtos vem com plástico e metal tudo junto, e aquilo não pode ser reciclável.

    ResponderExcluir
  25. O sistema linear funciona com a extração dos recursos minerais, produção de matérias com químicos, distribuição para a população e a descarta de material. E tudo isso é levando para o consumismo, planejado á décadas atrás com a ajuda da mídia, governo, corporação, pra melhora da economia.

    A mídia é comercias e “cobranças” para que compre e participe deste sistema. Se você não compra, de certa forma é emocionalmente rejeitado pela população. Isso gera uma rotina muito desagradável, nos deixando cansados e sem tempo para as coisas realmente significantes do nosso dia a dia, fazendo então ficarmos sem tempo, e nossa felicidade diminuir. Com todo esse processo do sistema, produzimos muito lixo, que será queimado,
    e com essa queima de restos, liberamos a Dioxina,
    a substância mais tóxica conhecida pelo homem e gerada por ele. Com isso tudo aumenta as doenças e varias coisas mais. Se pararmos de queimar o lixo, essa toxina será diminuída e então um dos problemas será resolvido.

    O homem tem que viver pelas pessoas e o que há dentro delas e não as coisas que elas fazem ou produzem. Se reciclarmos, além disso, teremos um grande resultado. Seguindo isso como principio de vida, com isso haverá benefícios pra nós e os nossos filhos, netos, e assim por diante, dando-lhes á eles um mundo com menos problema.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Comentário a parte( extra ): relacionei este assunto com um clip de musica muito interessante.

    http://www.youtube.com/watch?v=GdAX86jCnck&feature=related


    ( Obs: Se não quiser ver, porque é 6 de outubro tudo bem, porque é extra :D )

    ResponderExcluir
  28. Trabalho de geografia
    Sistema Linear e Consumismo
    O dia-a-dia de muitas pessoas é caracterizado pelo consumismo e pelo Sistema Linear o qual tem muitas falhas, mas, muitos o seguem.
    Os produtos produzidos nesse sistema não são tão duráveis quanto os que eram produzidos e consumidos antigamente, pois a mídia é a maior influenciadora para os gastos que se tem hoje em dia com produtos comerciais. Ela impõe uma moda e todos se põem a segui-la imediatamente, por esse motivo os produtos hoje são de certa forma “descartáveis”, a cada dia se tem uma moda diferente e o que é novo hoje amanha já não tem mais “graça” e é logo substituído, fazendo com que haja um grande desperdício e que a poluição aumente. Quando não “atendemos” os apelos feitos pela mídia somos taxados como antiquados e fora de moda. Como o consumismo esta em alta muitas pessoas não ligam para o que traz a felicidade verdadeira que é a família, amigos, etc. Portanto os que seguem a risca os apelos da mídia não são tão felizes como “deveriam ser” . Com o consumismo em alta muitos materiais como a dioxina são produzidos em excesso trazendo prejuízo para o Mundo. Dioxina é um composto químico que causa danos as pessoas e ela é produzida através da “evaporação” do lixo. O governo devia prestar mais “atenção” no que esse sistema causa a vida humana, animal e vegetal do mundo. Ele deve trabalhar para o povo.
    O mundo precisa de menos consumo e mais felicidade, deve-se aproveitar a vida com o que ela tem de melhor e ser feliz, deve-se trabalhar para um mundo menos consumista, que polui menos e acredita na beleza das coisas.

    ResponderExcluir