quarta-feira, 17 de abril de 2013

Os Estados Unidos – EUA X a Bíblia


“A lei do Senhor é perfeita...” (Salmo 19:7 – NTLH)

Este é o lema nacional dos Estados Unidos da América – EUA, “Em Deus está a nossa confiança”. Lema este estampado em camisas, brasões, moedas e na nota de 20 US$, além de monumentos públicos, etc. Os EUA foi fundado com base em princípios bíblicos e toda a sua constituição tem fortes traços de princípios extraídos da Bíblia. Esta nação possui destaque entre todas as demais nações do mundo. Os EUA se despontou como uma nação forte e próspera devido ao seu passado, com sociedade constituída desde as Treze Colônias por homens e mulheres cristãos. Esta composição cristã de ideais e de valores impressa na sociedade levou os EUA a investir nas mais diversas áreas, se consolidando a partir da Primeira e Segunda Grande Guerra Mundial no país mais rico e poderoso do mundo. Tornou-se autossuficiente em todas as áreas, ajudando financeiramente nações aliadas, guerreando contra os inimigos da paz mundial e tornando-se independente de Deus paulatinamente.

Em Deus confiamos” (In God We Trust) tornou-se uma frase sem o efeito original de devoção a Deus, confiança no Criador. Muitos hoje nos EUA confiam na força de seus próprios braços, nos títulos conquistados e nos relacionamentos desenvolvidos comercialmente/profissionalmente. Tanto é que o tempo para a Palavra de Deus ficou de lado, esquecido. Segundo pesquisa referente à leitura e estudo da Bíblia, publicada pela American Bible Society, revelou que esta prática é causadora da queda de valores morais no país. Esta pesquisa analisou aspectos relevantes como a importância da Bíblia para a cultura, seu papel na família e na sociedade, presença nos lares, média da quantidade de tempo que é lido, entre outros. A Bíblia é a regra e fundamento de Fé no relacionamento de Deus com o homem e entre os homens na sociedade. O Estado da Bíblia 2013, nome da pesquisa, relatou que uma maioria esmagadora de 77% dos americanos acreditam que os valores morais estão diminuindo assustadoramente nos EUA. O motivo mais citado como causadora dessa queda, foi a falta da leitura da Bíblia.

Entende-se que a Bíblia é o melhor guia para obter instruções sobre como viver uma vida com princípios morais. No entanto, muitos não A leem e não se apropriam dos princípios para aplicar em sua própria vida. Desta maneira, tal posicionamento atinge todos os níveis da sociedade, causando o esfriamento do amor pelo próximo, gerando violência, intolerância e autoritarismo frente às questões internas da sociedade e governo, como nas questões no âmbito da diplomacia mundial.

Apesar de dominar todos os ramos da biotecnologia, economia, cultura e técnicas militares, a educação atualmente é a mais importante e exige cada vez mais atenção, dedicação, não só dos professores, mas também de toda a sociedade, vivemos em um mundo globalizado, em que a população se apresenta um tanto quanto perdida, em função da multiplicidade de informações, algumas delas até mesmo distorcidas, dentre outros fatores, inclusive as questões de violência, drogas, desestrutura familiar, etc.

O afastamento da Palavra por parte do estadunidense tem provado como consequência o esfriamento das relações familiares e sua desestruturação, a quebra das leis contidas na Constituição e legislação do país, a falta de temor perante as autoridades instituídas, entre outros. É inegável o avanço desta nação, que já foi denominada de ‘Novo Império Romano’, perante o mundo, mas um retrocesso quando se trata de estrutura familiar. É como se tivesse dito: “Não precisamos de Deus e da Bíblia.” Grandes homens, líderes desta nação relataram a importância desta nação seguir os preceitos da Palavra de Deus diariamente e em suas diversas atividades. Estes homens aplicaram os princípios da fé bíblica para nortear as suas vidas, como George Washington (1732 - 1799) que disse: "É impossível governar corretamente o mundo sem Deus e sem a Bíblia", Daniel Webster (1782 - 1852) declarou: "Se nos submetermos aos princípios ensinados na Bíblia, nosso país irá prosperar. Mas, se nós e nossa posteridade negligenciarmos as instruções e autoridade desse livro, nenhum homem pode nos dizer quão subitamente uma catástrofe pode nos destruir e sepultar a nossa glória na mais profunda obscuridade." e Abraham Lincoln (1809 - 1865) falou com muita propriedade: "Eu creio que a Bíblia é a melhor dádiva que Deus deu ao homem. Tudo de bom do Salvador do mundo nos é comunicado através desse livro. Eu já fui levado, muitas vezes, a ficar de joelhos pela intensa convicção que eu não tinha mais lugar algum aonde ir. Eu posso entender como poderia ser possível para um homem, olhar para baixo, para o mundo, e ser um ateu, porém eu não posso conceber como ele poderia olhar para o céu e dizer que não há um Deus." Somente a redenção pela Palavra pode restaurar esta nação e suas famílias.

sexta-feira, 12 de abril de 2013


ATIVIDADE SOBRE COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Prezados alunos do 6º Ano, Paz Gloriosa!

Esta atividade será valorizada em 3,0 pontos.
Vocês devem resolver as questões em folha separada e entregue ao professor na data definida. Quem quiser imprimir, fique a vontade.
Seja caprichoso e dedicado nas resoluções destas questões.

- OBSERVAÇÕES:

A atividade deve ser entregue no dia 22/04/2013, segunda-feira, IMPRETERIVELMENTE.

No amor d’Aquele que nos comprou por altíssimo preço.

Prof. Alberto Santos.


1)    OBSERVE o mapa a seguir e ASSINALE verdadeiro (V) ou falso (F).

a)    O Brasil é cortado pelo Equador, ao norte, e pelo trópico de Capricórnio, ao sul. (    )
b)    Cerca de 93% do território brasileiro situa-se no hemisfério setentrional e 7%, no meridional. (    )
c)    A totalidade do território brasileiro situa-se no hemisfério oriental. (    )
d)    Noventa e dois por cento do território brasileiro está no faixa intertropical do planeta. (    )
e)    No continente sul americano, o Brasil ocupa a porção centro-oriental. (    )
f)     O meridiano de Greenwich atravessa o Brasil de norte a sul. (    )
g)    A Europa está inserida no hemisfério meridional. (    )
h)    A Oceania situa-se a oeste do meridiano de Greenwich, acima do trópico de Câncer. (    )
i)      Bombaim está inserido no hemisfério setentrional. (    )

2)     OBSERVE o mapa e MARQUE as afirmações verdadeiras
a)     Nova Lima está localizada a sudeste de Belo Horizonte.
b)    Caeté está localizada no extremo oeste da grande Belo Horizonte.
c)     Pedro Leopoldo está localizada a noroeste de Vespasiano.
d)    Vespasiano está localizada a noroeste de Pedro Leopoldo.
e)     Ibirité está localizada a sudoeste de Belo Horizonte e a sudeste de Betim.
f)     Raposos está localizada a nordeste de Belo Horizonte e a norte de Rio Acima.



3)      OBSERVE atentamente as ilustrações a seguir e depois preencha os espaços com os nomes CORRETOS.



 4)     CONSULTE um Atlas ou o Trabalhando com Mapas e procure DESCOBRIR QUAIS desses pontos estão localizados em áreas continentais e QUAIS estão localizados em áreas oceânicas.
PARA responder às questões 5 e 6, OBSERVE o esquema a seguir:
5)     INDIQUE as coordenadas geográficas de cada ponto.
A:
B:
C:
D:
E:
F:
G:
H:
I:
J:
L:
M:


6)     QUAIS são os pontos localizados simultaneamente nos hemisférios setentrional e ocidental?


PARA responder às questões 7 e 8, OBSERVE o esquema a seguir:

7)     QUAIS são as coordenadas geográficas (Latitude e Longitude) de cada ponto?
A:
B:
C:
D:
E:
F:
G:
H:
I:
J:
8)     INDIQUE os pontos que pertencem, ao mesmo tempo, aos hemisférios:
Setentrional e Ocidental:
Meridional e Oriental:
9)     (UNB) Com relação às coordenadas geográficas e orientação dos pontos assinalados na figura abaixo. É correto afirmar que:
a)     Os pontos B e C possuem diferentes latitudes e mesma longitude.
b)    O ponto D está situado nos Hemisfério Norte e   Ocidental.
c)     O ponto A está localizado a 0º da latitude e 90º de longitude S.
d)    O ponto E está posicionado na latitude 45º Norte e na longitude 60º Oeste


10)  (UFRN) Analise a figura abaixo e assinale a opção que corresponde, respectivamente, às coordenadas geográficas dos pontos X e Z.



X
Y
A
60º de Latitude Sul
15º de Longitude Oeste
30º de Latitude Sul
90º de Longitude Leste
B
15º de Latitude Norte
60º de Longitude Leste
90º de Latitude Norte
30º de Longitude Oeste
C
60º de Latitude Norte
15º de Longitude Leste
30º de Latitude Norte
90º de Longitude Oeste
D
15º de Latitude Sul
60º de Longitude Oeste
90º de Latitude Sul
30º de Longitude Leste