quinta-feira, 22 de julho de 2010

CARAJÁS E TAPAJÓS PODEM SER OS NOVOS ESTADOS DO BRASIL


Os dois projetos, que já passaram no Senado, têm regime de urgência na Câmara, onde devem ser aprovados este mês



Câmara está na iminência de permitir a criação de mais dois Estados no País. Carajás e Tapajós podem surgir retirando a região sul e sudeste do Pará e a divisa do Estado com o Amazonas. Na noite de quarta-feira, deputados aprovaram requerimento para votar em regime de urgência os dois projetos para haver plebiscito nos municípios envolvidos, passo decisivo no processo de formação dos Estados. A decisão dos parlamentares sinaliza para aprovação dos projetos.
Pelas regras na Câmara, é mais difícil conseguir o regime de urgência – mínimo de 257 votos a favor com registro nominal – do que aprovar esse tipo de projeto, com maioria simples e sem exigência de registro de votos.
Os projetos de decreto legislativo, já aprovados pelos senadores, podem entrar na pauta ainda em abril. Concluída a votação na Câmara, serão promulgados, sem necessidade de sanção do presidente da República. E os plebiscitos devem ocorrer em 2011.
Se o resultado da consulta popular for positivo, um projeto de lei complementar terá de ser votado para disciplinar a forma de criação dos Estados. A votação na quarta-feira passada foi apertada e os projetos passaram quase no limite de votos.


Votação

O projeto de Carajás teve 261 votos a favor (4 a mais do que o mínimo), 53 votos contrários e 14 abstenções. No caso de Tapajós, foram 265 a favor, 51 contrários e 13 abstenções.
O deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP) classificou de "aberração" a proposta de criação dos novos Estados. "Estamos criando mais gastos públicos", protestou. "Os Estados não são viáveis economicamente e quem vai bancar será a União." Ele apontou como aumento de despesas a necessidade de montar as estruturas como o palácio do governo, tribunais de contas e assembléias legislativas.

Desequilíbrio

Madeira prevê desequilíbrio federativo. Cada Estado tem um mínimo de oito deputados, dependendo da população, e três senadores. "Serão mais 16 deputados e seis senadores", criticou. "O Pará já tem 17 deputados e três senadores"
O deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) contestou o tucano, apresentando tabela comparativas do IBGE. O desmembramento de Goiás para dar lugar ao Tocantins resultou, segundo o levantamento, em crescimento de 155% do PIB no período de 1988 a 2006, para os dois Estados, enquanto o crescimento registrado no País foi de 58% do PIB. Crescimento também foi registrado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, após a divisão.
"Se fizessem estudo de viabilidade econômica para criação de Tocantins, diriam que ele não seria viável. Tocantins era o corredor da miséria e se transformou em potência", disse Queiroz. "Em Tocantins, 80% das cidades têm água encanada, tratada e potável. No Pará, em 80% das cidades, a água não chega às casas."
A dimensão territorial do Pará, com a distância do centro de decisão, é apontada pelos defensores dos novos Estados como um fator do fraco desenvolvimento das regiões. Queiroz atribui à ausência do Estado os diversos problemas na Amazônia, como regularização fundiária, falta de promoção social para a população e existência de madeireiras ilegais. "O Estado não se antecipa com ações", avaliou.
A área de Tapajós ocupa 58% do Estado do Pará. Menos extenso, mas com a maior reserva de minério e a represa de Tucuruí em seu território, a região conhecida por Carajás tem tamanho semelhante ao Equador e um pouco maior do que a Inglaterra.

Fonte: O Estado de São Paulo, (In: Cliping Adimb, www.adimb.com.br), 03 de maio de 2010.

Como vai a sua Geografia?



Olá, meus amigos!




Pergunto a você: Como está o seu domínio cartográfico? Sabe localizar Berlim no mapa? Paris? Lisboa? Eu acredito que você sabe. Vamos a um teste relâmpago?


Click no link abaixo e teste a sua pontaria. E boa diversão.




CLICK: http://sorisomail.com/email/14220/es-bom-a-geografia.html

Fonte: Link indicado pelo Prof. e Pr. Lúcio Barreto. Valeu!!!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Drogas, caminho para a morte... JESUS, o Caminho para a vida.

Meus amigos,

O caminho das drogas pode levar o homem, obra-prima da criação de Deus, a plena destruição. Em João 10:10, Jesus nos alerta: "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância".

As drogas quando entram na vida do ser humano, destrói tudo, até a família, o sonho de Deus. Não permita que satanás lhe influencie, maior é Deus em nós.

Diga NÃO às drogas!

Indique este link para todos os seus amigos e parentes. Eu tenho o arquivo digital desta revista, caso alguém queira é só deixar o e-mail.


Abraços.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ele Escolheu os Cravos...




Demore-se no Monte do Calvário.
Deslize os seus dedos pela madeira e pressione o cravo contra sua mão. Prove o gosto do vinagre e sinta o aperto do espinho em sua fronte. Apalpe a espessa poeira, úmida com o sangue de Deus. Deixe os instrumentos de tortura falarem a sua história. Ouça enquanto eles revelam o que Deus fez para ganhar o seu coração.
Muito tem sido dito sobre o dom da cruz em si, mas e quanto aos outros dons? E quanto aos cravos. À coroa de espinhos? E quanto às vestes tomadas pelo soldado e àquelas que foram usadas no sepultamento? Você já separou algum tempo para abrir estes presentes?
Ele não foi obrigado a dá-los, você sabe. A única atitude de fato requerida para a nossa salvação foi o sangue derramado. No entanto Ele fez muito mais. Imagine a cena da cruz, e o que encontrará:
Uma esponja embebida em vinagre
Um sinal
Duas cruzes ao lado de Cristo
Vamos examiná-los, não vamos? Que tal desembrulharmos estes presentes da graça como se - ou quem sabe, de fato - fosse a primeira vez? E ao tocá-los – ao sentir a madeira da cruz e passar os dedos pela trança da coroa de espinhos - pare e ouça . Possivelmente Ele irá sussurrar: Eu fiz isto por você.
Assista aos soldados empurrarem o Carpinteiro no chão e esticarem seus braços contra as vigas. Um pressiona o joelho contra o antebraço e segura sua mão. Jesus volta seu olhar para o cravo no momento exato em que o soldado levanta a marreta para fincar o cravo. Ele sabia que o preço de todos aqueles pecados era a morte. Ele sabia que a fonte de todos aqueles pecados era você, e, uma vez que Ele não poderia suportar a eternidade sem a sua companhia, Ele escolheu os cravos.

Max Lucado